UFPI e SESAPI capacitam profissionais da saúde no Piauí

25/05/2009 16:07
A Universidade Federal do Piauí, através do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP), realizou na tarde de hoje (25) reunião com representantes da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (SESAPI). O encontro teve por objetivo sistematizar a parceria entre a UFPI e o Governo do Estado para o início das atividades do Curso de Qualificação em Educação Permanente para Atenção Básica para 400 profissionais que atuam no Programa Saúde na Família (PSF).

O primeiro módulo do curso de qualificação vai iniciar na próxima quinta-feira (28), com duração de sete meses. A formação é destinada a médicos, dentistas e enfermeiros que atuam nos municípios de Floriano, Uruçuí, Bom Jesus, Cristino Castro, Landri Sales, Corrente, Itaueira, além dos municípios adjacentes.

?As dez turmas de profissionais da Saúde do curso de qualificação terão aulas presenciais e a distância. O aluno que participa da capacitação a distância constrói seus conhecimento mediando saberes dentro do ambiente virtual; utilizando material educacional próprio, como CD-ROM, impressos, áudios; e através do auxílio de um tutor responsável por intermediar esses conhecimentos?, explica a coordenadora geral do NESP, Lis Marinho.

Além da coordenadora do NESP, participaram da reunião o coordenador de Educação Permanente em Saúde, Narcizo Chagas; a gerente de Educação Básica, Leidimar Alencar; a coordenadora do projeto Atenção em Saúde do Adulto e do Idoso, Norma Suely; o pedagogo do projeto Atenção Básica, José Antônio Carvalho; o técnico da Gerência de Atenção Básica, Nelson Muniz e o professor de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, Téo Cordeiro.

?Todos nós temos um único objetivo que é melhorar o atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) junto ao Programa Saúde na Família. E para que isso aconteça temos que qualificar nossos profissionais, reciclar conhecimentos e oferecer boas condições de trabalho?, finaliza Lis Marinho.