Reitor e Governador lançam vestibular UAPI 2009

25/05/2009 12:08

A Universidade Federal do Piauí, em parceria com o Governo do Estado, está possibilitando que habitantes do interior do Estado tenham acesso a um ensino superior de qualidade. O reitor da UFPI, Luiz Santos Júnior e o Governador do Estado, Wellington Dias, lançaram na manhã desta segunda-feira (dia 25) o Vestibular da Universidade Aberta do Piauí (UAPI).

As inscrições terão início na próxima segunda-feira (dia 1º), se estendendo até o dia 18 de junho e só poderão ser realizadas através do endereço eletrônico www.leg.ufpi.br. O exame será no dia 19 de julho.

Neste ano, estão sendo oferecidas 2.500 vagas, distribuídas por 26 polos, 15 a mais que o ano passado. Os novos polos disponibilizarão à comunidade cursos de Licenciatura em Física, Filosofia, Matemática, Química e Pedagogia. Os polos já existentes oferecem graduação nas áreas de Filosofia, Física, Sistema de Informação, Pedagogia, Ciências Biológicas e Matemática.

No evento, que contou também com a presença do Secretário de Educação Antônio José Medeiros, além dos pró-reitores da UFPI Guiomar Passos, Saulo Brandão, Arimatea Lopes, Nadir Nogueira e Fábio Napoleão e o diretor da EAD, Gildásio Guedes, o reitor Luiz Júnior demonstrou a grandeza do projeto UAPI ao mencionar que agora pessoas humildes do interior do Estado estão tendo a oportunidade de assistir aulas com os melhores profissionais do Piauí. ?Nós temos verdadeiros guerreiros, que entram numa van com pouco conforto para viajar ao interior do Estado levando conhecimento. E temos os guerreiros que lá estão para absorver esse conhecimento dos nossos mestres e doutores?, afirmou Luiz Júnior, acrescentando ainda que em breve a UFPI vai abrir dezesseis vagas para professores que atenderão exclusivamente o ensino a distância.

O governador Wellington Dias reforçou a importância da UAPI relembrando a própria história de vida e ressaltando o potencial do Piauí como Estado empreendedor. ?É uma grande alegria estar nessa Universidade que possibilitou a uma pessoa como eu o conhecimento, por ser uma universidade pública. E mais gratificante ainda é participar de um projeto dessa magnitude, que vai levar essa mesma oportunidade para pessoas impossibilitadas de ir para cidades maiores em busca de formação?, analisou o governador, lembrando a recente premiação do Piauí pela revista ?Pequenas Empresas & Grandes Negócios?, que elegeu o Piauí  como o estado empreendedor do Brasil.

Segundo Dias, aliar o empreendedorismo piauiense ao conhecimento é garantia de desenvolvimento do estado, sobretudo com um modelo de Ensino Superior que leva o conhecimento ao aluno no lugar onde ele reside. ?É muito comum nós vermos pessoas saírem de suas cidades buscando formação, obterem seu diploma e não voltar para seu município. Com esse projeto, sem dúvida algo vai ficar ali?, analisou.

Durante o lançamento, Luiz Júnior anunciou que a UAPI irá se expandir ainda mais. Segundo ele, a meta do projeto é viabilizar o Ensino a Distância em 50 pólos. Somando-se isso com o ensino presencial da Universidade, até 2012 a UFPI estará com um alunado de 100 mil pessoas.

Os cursos da UAPI não vêm demonstrando somente desenvolvimento, vêm demonstrando também qualidade. Segundo o reitor, os alunos do Ensino a distância obtiveram um rendimento superior ao do ensino presencial no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), realizado pelo Ministério da Educação (MEC).

Hospital Universitário

Antes do lançamento do Vestibular 2009 da UAPI, o reitor Luiz Júnior reforçou o pedido de empenho ao Governador para garantir o funcionamento do Hospital Universitário, que passa por reforma. "Com a ajuda do Governador, temos certeza que esse projeto, que é um sonho, vai se tornar realidade. As obras de requalificação estão adiantadas, agora só faltam os equipamentos, que serão licitados e o concurso para os profissionais que irão atuar nesse que será um dos maiores, senão o maior, hospital do Piauí" disse Luiz Júnior.