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Inscrição para estudantes em situação irregular no Enade
12/06/2009 14:52Os estudantes da Universidade Federal do Piauí irregulares junto ao Enade ? Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ? terão a chance de normalizar sua situação. A inscrição para estes segue até o dia 19 de junho. No caso dos alunos em condição regular, o prazo é de 29 de junho a 31 de agosto.
Encontram-se em situação irregular junto ao Enade, estudantes que foram inscritos pela Instituição de Ensino Superior, selecionados por procedimentos amostrais e, por qualquer razão, não compareceram à prova. Permanecer em tal situação implica em não recebimento do diploma do curso de graduação.
Estudantes iniciantes e concluintes de seus respectivos cursos estão habilitados a realizar o Enade. Para os primeiros, é necessário ter cursado de 7% a 22% da carga horária. Para os concluintes, ter cumprido pelo menos 80% do curso. O estudante irregular terá que fazer a prova correspondente à situação que se encontrava quando faltou ao Enade: se era iniciante à época, mesmo que esteja terminando o curso em 2009, fará a prova para iniciantes; se estava próximo de concluir a graduação, fará o exame para concluintes.
O aluno em situação irregular poderá fazer a prova do Enade 2009 mesmo que seu curso não esteja entre os selecionados.
Cursos avaliados em 2009
Os cursos escolhidos para serem avaliados pelo Enade 2009 são: Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Estatística, Música, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo. No caso dos cursos superiores de Tecnologia foram escolhidos os de Design de Moda, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Turismo, Gestão Financeira, Marketing e Processos Gerenciais.
A data de realização da prova, tanto para quem se encontra em condição regular como para os que estão irregulares, é 8 de novembro de 2009. O objetivo do Enade é acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos previstos nas diretrizes curriculares dos respectivos cursos de graduação e avaliar a capacidade dos mesmos de interpretar situações pertencentes ao contexto brasileiro e mundial que não sejam necessariamente ligadas às suas áreas profissionais.
Veja o manual do Enade 2009.
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