Zootecnia beneficia saúde humana e animal em Bom Jesus

13/05/2009 00:04

Há cerca de três anos, Genilson Carvalho, nascido no município de Antônio Almeida, sul do Piauí, não imaginava que pudesse seguir adiante nos estudos e ser aluno de uma universidade. A distância da capital, Teresina (cerca de 395 Km), e a ausência de um curso que lhe estimulasse a seguir uma profissão eram as principais dificuldades de Genilson.

Essa realidade mudou quando, em 2006, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) assumiu uma postura expansionista e levou para o município de Bom Jesus o curso de Zootecnia. Hoje, Genilson faz parte da primeira turma de zootécnicos do Estado do Piauí e se destaca no curso através da participação voluntária no projeto de Iniciação Científica em Nutrição Animal. O bom desempenho de Genilson Carvalho lhe rende, ainda, monitoria remunerada na disciplina de Genética Animal.

?Eu decidi fazer Zootecnia porque é uma área que está crescendo muito em nosso País. Quando soube que a UFPI ia abrir um campus em Bom Jesus me mudei imediatamente e, hoje, não me arrependo. Fiz uma boa escolha porque o curso de Zootecnia da UFPI me oferece bons laboratórios, professores incríveis e portas abertas para o mercado de trabalho?, diz o estudante.

Genilson Bezerra é monitor de Genética Animal e Iniciação Científica voluntário (ICV) em Nutrição Animal

Atualmente, o curso atende cerca de 130 alunos. ?O bacharel em Zootecnia tem como principal função  zelar pela criação de animais para abate, como bovinos, suínos, avestruzes e frangos, aplicando técnicas de criação, de aprimoramento e de melhoramentos genéticos, e manejo das raças para o consumo humano?, explica o coordenador do curso de zootecnia da UFPI, professor Ernandes Rufino.

Além disso, o zootecnista assume diversas funções, como administrar e planejar a economia rural de modo a organizar a criação de animais numa propriedade rural, com o objetivo de aumentar a produtividade, melhorando a qualidade e garantindo a sanidade dos rebanhos; orientar o consumidor na compra e utilização de produtos, medicamentos e rações para rebanhos, em lojas especializadas; formular e desenvolver suplementos alimentares, em indústrias de ração e vitaminas, bem como supervisionar a aplicação de vacinas e remédios.

Atualmente, o curso atende cerca de 130 alunos

Segundo o diretor do Campus Professora Cinobelina Elvas, professor Lindenberg Sarmento, o curso de Zootecnia está se preparando para ser referência em todo o país. ?Nossa infraestrutura já é muito boa, temos laboratórios de nutrição, de microbiologia, de anatomia animal, dentre outros que estão sendo construídos. Mas nossos maiores tesouros são os alunos, muito dedicados, e os professores, em sua maioria, mestres e doutores. Ou seja, é uma questão de tempo que o curso de Zootecnia da UFPI seja referência em todo o Brasil?, prevê.

Lindenberg Sarmento diz que o curso de Zootecnia está se preparando para ser referência em todo o país

Em 2010, o curso de Zootecnia contará com duas importantes novidades. Uma se trata da sistematização e implementação do Mestrado em Produção e Saúde Animal que atenderá a demanda de alunos provenientes da primeira turma de zootécnicos do Piauí, bem como de outros estados.

A segunda novidade diz respeito ao início da construção da Fazenda Experimental do curso de Zootecnia, localizada no município de Alvorada do Gurguéia, próximo à Bom Jesus. Na Fazenda Experimental os alunos terão oportunidade de praticar o que foi aprendido na sala de aula. A fazenda contará com uma casa-sede, alojamento para os estudantes, centro de manejo para corte bovino, dentre outros laboratórios.

?Este espaço será muito importante para nosso curso uma vez que ele nos dará condições para levar nossos alunos para a prática. Nós oferecemos o ensino na sala de aula, estendemos essa teoria para os projetos de iniciação científica e, futuramente, para aulas práticas na Fazenda Experimental. Ou seja, teremos aulas teóricas, práticas, além de estudos de campo?, conclui Lindemberg Sarmento.

HISTÓRICO

O curso de Zootecnia foi criado em 1966 na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com aula inaugural em 13 de maio, data em que hoje é comemorado o "Dia do Zootecnista". A profissão, no entanto, só foi regulamentada em 08 de dezembro de 1968.

Por se tratar de um curso relativamente novo sua fiscalização é de responsabilidade do Conselho de Medicina Veterinária, o que faz muitas pessoas confundirem as profissões. "Algumas pessoas acham que o zootecnista tem a mesma função de um biólogo ou de um veterinário, mas acredito que isso já está mudando e que a profissão já está obtendo o seu devido reconhecimento", conta Ernandes Rufino.

Em 2010, o curso de Zootecnia contará com a sistematização e implementação do Mestrado em Produção e Saúde Animal

Coordenadoria de Comunicação Social