Inscrições abertas para bolsas PIBIC de iniciação científica

22/05/2009 08:35
A Universidade Federal do Piauí, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), está com as inscrições abertas para os professores interessados em concorrer a bolsas de iniciação científica, no período de agosto de 2009 a julho de 2010. O prazo de inscrições vai até o dia 31 de maio.

O PIBIC é o maior projeto institucional de incentivo à pesquisa da Universidade. ?São oferecidas 135 bolsas de estudo pela UFPI e 135 pelo CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Esse é um projeto que envolve toda a comunidade acadêmica, motivando a incursão na pesquisa científica?, considera o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Saulo Brandão.

A Universidade Federal do Piauí tem incentivado os estudantes a participarem do PIBIC. Há quatro anos, o valor da bolsa da UFPI era quase metade do ofertado pelo CNPQ. Hoje, ambas são de R$300.

Segundo o professor Saulo, tanto o aluno quanto o professor são beneficiados com a iniciação científica através do PIBIC. ?O aluno vai aprender a desenvolver uma pesquisa e publicar os resultados no Seminário de Iniciação Científica ? ganhando pontos em seu currículo. O professor, por outro lado terá ajuda para realizar seu projeto de pesquisa?, explica.

As bolsas do PIBIC são distribuídas de acordo com a demanda qualificada de cada Centro de Ensino da Universidade, sendo que os docentes com maior produção científica têm prioridade na obtenção daquelas.

Em breve serão lançados os editais específicos para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) do CNPQ, e para o Programa de Iniciação Científica Voluntária (IVC).

Veja o edital PIBIC CNPQ e UFPI e a tabela de pontuação.

Coordcom.