Rede Poti trará melhorias no acesso à internet na UFPI

06/05/2009 14:34

Na manhã desta quarta-feira (6), o reitor Luiz Santos Júnior reuniu-se com a administração superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para discutir melhorias na rede que abastece a internet da instituição. Uma das novidades discutidas foi a implantação da Rede Poti, uma rede metropolitana que permitirá acesso à internet em alta velocidade nos campi de Teresina e do interior.

O site da UFPI é a ferramenta de elo tanto entre a universidade e a comunidade acadêmica quanto com a sociedade em geral. Em virtude disso, Luiz Júnior afirmou que as melhorias na rede de internet são fundamentais para uma comunicação mais eficaz.

A atual ligação da UFPI à Internet é de 34Mbps. ?Com a implantação da Rede Poti, a velocidade será de 155 megabytes. E nos campi do interior, vai aumentar de um para dois mega?, comunicou o reitor Luiz Júnior. Também foi anunciada na reunião a proposta de colocar banda larga em todos os pólos de Ensino a Distância (Ead) da universidade. Para tal, a administração superior da universidade mantém contato com a secretaria executiva do Ministério da Educação.

Além da UFPI, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) e a Embrapa Meio-Norte vão implantar a nova rede.

A Rede Poti faz parte de um projeto nacional da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa ? RNP ? que tem como missão promover o uso inovador de redes avançadas em instituições de ensino e pesquisa do país. A partir dessa rede, todas as instituições de pesquisa associadas ao projeto estarão interligadas entre si a taxas de transmissão de 1Gbps. Além disso, e conforme comentado pelo Reitor, o link da Internet acadêmica no Piauí deverá ser ampliado de 34Mbps para 155Mbps, melhorando assim o acesso a todas as instituições ligadas à RNP no Piauí.

Coordenadoria de Comunicação Social