Intercom Nordeste inicia nesta quinta-feira (14) na UFPI

14/05/2009 17:36
A Universidade Federal do Piauí sedia a partir desta quinta (dia 14) o Intercom Nordeste. O IX Congresso de Ciências da Comunicação acontece até sábado (dia 16), no Centro de Ciências da Educação (CCE), e tem como tema ?Comunicação, Educação e Cultura na Era Digital?.

A solenidade de abertura aconteceu às 20h e prosseguiu com uma conferência realizada pela Profa. Dra. Marialva Barbosa (UFF), no Centro de Tecnologia (CT) da UFPI. O Expocom, as oficinas, os painéis e as demais atividades que compõem a programação começam nesta quarta (dia 15).

O Intercom promove o encontro de professores, estudantes e pesquisadores em Comunicação nas cinco regiões do país e tem como objetivo principal atualizar o debate sobre o estado da arte e as tendências da pesquisa em Comunicação de cada região, estimulando a produção científica existente nos diversos espaços de ensino, pesquisa e produção comunicacional, em diferentes modalidades.

Com a realização da Intercom Nordeste, a UFPI coloca em debate a Comunicação em um momento crucial na história do Curso de Comunicação Social da Instituição, no qual se discute a reforma das Diretrizes Curriculares do curso de Jornalismo, onde serão revistas as linhas pedagógicas aplicadas no aprendizado dos alunos do curso.

Na ocasião, os congressistas terão oportunidade de participar de conferências, oficinas, palestras, apresentações culturais, bate-papos, além de assistir aos trabalhos apresentados nas divisões temáticas e no Intercom Júnior, onde estudantes de graduação apresentam relatos científicos.

A programação do Intercom Nordeste conta com muitos convidados especiais, a exemplo do jornalista Thiago Meirelles, da Rede Globo, que falará sobre jornalismo Esportivo, o renomado autor de livros de Comunicação, artigos científicos e publicações em revistas científicas José Marques de Melo e os painelistas Michael Stricklin (Universidade de Nebraska), Nélia Del Bianco (UNB), Heloiza Matos (USP/FACASPER), Adísia Sá (Ceará), Ângela Prysthon (UFPE), Karla Brunet (UFBA) e Lucilene Cury (USP).

Além de apresentações culturais, palestras e exposição de trabalhos, a programação do congresso conta ainda  com o lançamento de vários livros. Entre eles estão Jornalismo, forma e conteúdo, do professor doutor José Marques de Melo, que também lançará Vestígio e Travessia, e Jornalismo Cidadão, da professora doutora Graça Targino.

O Intercom Nordeste 2009 é promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e realizado no Piauí pelo Departamento de Comunicação Social da UFPI. É patrocinado pelas faculdades Ceut e Santo Agostinho e conta com o apoio do Governo do Estado, da Fapepi, da Prefeitura de Teresina e da Unimed.

Mais informações nos endereços: http://www.intercom.org.br e http://www.fsanet.com.br/site/intercom/

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social