Curso de Odontologia tem programa modelo de saúde bucal

04/05/2009 10:33

Todo mês cerca de 1.500 grávidas chegam ao Instituto de Perinatologia Social do Piauí, na Maternidade Dona Evangelina Rosa. São mulheres do Piauí e de estados vizinhos, como Maranhão, Ceará e Pará que buscam condições para um período gestacional saudável e tranqüilo. Um projeto idealizado por professores de Odontologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) permite que elas consigam muito mais do que isso.

O Programa Preventivo para Gestantes e Bebês (PPGB) leva professores e alunos de Odontologia a manter contato direto com a comunidade, além de sensibilizar gestantes sobre a importância do pré-natal odontológico e do pré-natal médico para o pleno desenvolvimento da saúde da criança.

De segunda à sexta-feira, um estudante de Odontologia fala para as mães sobre tratamentos e prevenção de problemas bucais. Nas palestras são abordados temas relacionados ao pré-natal médico e odontológico, mitos acerca do tratamento odontológico durante a gravidez, cuidados com a saúde bucal da mãe e do recém-nascido, aleitamento materno, higiene bucal, hábitos de sucção de dedo e chupeta, dentre outras orientações.

?Durante as palestras nós explicamos para as mães tudo o que ela pode fazer para garantir a sua saúde, bem como a do seu bebê. Nós também desmistificamos a idéia de que, durante a gravidez, não é importante fazer tratamento odontológico?, explica o estudante Rômulo Moura, de 23 anos, que cursa o 8º período do curso de Odontologia da UFPI.

Para Maria Francisca, mãe de Moisés Barbosa Neto, de três anos, conhecer o PPGB foi importante porque evitou os problemas bucais que teve com sua primeira filha, hoje com 10 anos. ?O Moisés participa do programa desde que nasceu seu primeiro dentinho. De lá para cá, já trouxe ele umas sete vezes, sempre de três em três meses e até hoje não teve problema nos dentes. Ele adora vir aqui, senta na cadeirinha, recebe a escovação e a orientação dos dentistas calmamente. Enquanto isso, minha outra filha, de 10 anos, já teve cárie quando era bem pequena. Conhecer a iniciativa do PPGB evitou que eu cometesse de novo esse descuido?, reconhece.

Além das palestras para gestantes que realizam pré-natal no Instituto de Perinatologia Social do Piauí (IPSP), os estudantes, sob orientação dos professores da UFPI, executam atendimentos educativo e preventivo para bebês na faixa etária de 0 a 3 anos de idade. As mulheres puérperas no Banco de Leite do IPSP, ou seja, aquelas que acabaram de dar a luz, também são atendidas pelo programa recebendo orientações sobre a importância do aleitamento materno para garantir uma vida saudável para seus filhos.

?A partir do primeiro mês de vida, as crianças têm a cavidade bucal examinada a fim de detectar eventuais problemas bucais. Ela começa a receber aplicação tópica de flúor assim que os dentes começam a nascer?, diz Germana Miranda, aluna do 4º período de Odontologia.

Já as mães recebem orientações sobre os cuidados que deve ter com sua boca e a de seu bebê. Para isso, elas recebem gratuitamente escova e creme dental. ?Nós realizamos exames da cavidade bucal, damos orientações sobre a higiene bucal, profilaxia profissional e elaboramos um plano de tratamento que é executado de acordo com as necessidades de cada mãe?, explica Marcoeli Silva de Moura, doutora em Odontopediatria e uma das coordenadoras do projeto.

Estudantes no PPGB

O Programa Preventivo para Gestantes e Bebês atua com duas categorias de alunos. Os alunos estagiários, que podem se inscrever no projeto a partir do 4º período do curso de Odontologia, são responsáveis pelos atendimentos educativos e preventivos para bebês na faixa etária de 0 a 3 anos de idade e ministram palestras para puérperas no Banco de Leite do IPSP. Já os estudantes formandos de Odontologia atendem as gestantes e realizam atendimento odontológico integral.

?Em geral são selecionados 15 estagiários para atendimento de bebês, dos quais quatro recebem bolsa de extensão, e todos os alunos do último período do curso de Odontologia. No momento o projeto conta com o apoio de sete professores orientando os alunos?, explica Marcoeli Moura.

Uma vez por mês os estagiários e professores orientadores do PPGB se reúnem em sala de aula para apresentação e discussão de artigos científicos relativos a saúde bucal de gestantes e/ou bebês ou discutem casos clínicos de pacientes atendidos no PPGB.

PPGB em números

Em doze anos de atuação, o PPGB apresenta, em números, o sucesso do programa: possibilitou o atendimento de aproximadamente 900 gestantes e a realização de mais de 3 mil procedimentos odontológicos; 348 cirurgiões-dentistas já foram estagiários do PPGB; 39.898 gestantes assistiram palestras educativas; 12.519 bebês atendidos; 4.254 cremes dentais foram doados; 10.247 escovas dentais doadas; 20.238 aplicações tópicas de flúor e 509 restaurações pela Técnica Restauradora Atraumática (ART) em bebês.

?O melhor da experiência no programa é a diferença do público que atendemos. Na universidade temos a prática com adultos, com a dentição já definida. Aqui começamos a acompanhar a criança ainda sem dentes, aprendendo a controlá-la e adequá-la ao ambiente odontológico, por isso é uma experiência totalmente diferente?, finaliza o estudante Rômulo Moura.

Coordenadoria de Comunicação Social