COPESE esclarece dúvidas sobre sistema de Seleção Unificada

30/04/2009 16:25
Diretores e representantes de escolas públicas e particulares do Estado puderam conhecer melhor o novo sistema de ingresso na Universidade Federal do Piauí na manhã desta quinta-feira (30).

Na oportunidade, o presidente da Coordenadoria Permanente de Seleção (Copese), professor Kilpatrick Campelo e a Pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Guiomar Passos mostraram o Sistema de Seleção Unificada, apresentando-o como uma forma mais democrática de ingresso no Ensino Superior.

A iniciativa é mais uma medida para divulgar e esclarecer os principais pontos do novo formato de seleção, proposto pelo Ministério da Educação e adotado pela UFPI.

Segundo Guiomar Passos, o Governo Federal tem como meta a quantidade de 30% das matrículas de jovens de 18 a 24 anos, número muito distante com o sistema atual. ?Para atingirmos essa meta, faz-se necessário a implementação de um sistema de seleção mais amplo, que possibilite a entrada de mais jovens nessa faixa etária?, analisa a Pró-reitora.

Na reunião também foi colocada a participação anterior das entidades ligadas à educação na decisão final. ?A decisão UFPI foi resultado de todas essas vozes?, lembrou Guiomar Passos.

Quanto às questões de operacionalização de contagem de pontos e de escores,  Kilpatrick informou que está aguardando o posicionamento do Ministério da Educação sobre o modo de padronização desses dados a fim de que a transparência e a lisura do processo sejam legitimados.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social