X Semana de História da Universidade Federal do Piauí

30/04/2009 09:04

O Centro Acadêmico de História, o Mestrado em História do Brasil, a ANPUH-PI e o Diretório de Pesquisa: Ensino, Memória e Patrimônio Cultural, convidam a comunidade acadêmica para o debate sobre a produção do conhecimento histórico e suas relações fronteiriças com as demais áreas do conhecimento.

A X Semana de História da UFPI: História, Territórios e Fronteiras visa a construir espaços de discussão em torno dos possíveis diálogos que se fazem entre a História e áreas afins, propondo reunir, dentro do possível, a diversidade de posturas e escolhas teórico-metodológicas na área das Ciências Humanas e Sociais, desenvolvendo um espaço enriquecedor de produção de conhecimento.

A produção do conhecimento histórico está norteada por uma postura multidisciplinar, daí a relevância de se pensar os diálogos entre as ciências humanas, sociais e o oficio do historiador. Nesse sentido, o tema ?História, Territórios e Fronteiras? tem como objetivo promover uma reflexão teórico-metodológica sobre a interdisciplinaridade na Ciência Histórica, buscando na diversidade de diálogos possíveis, privilegiar as discussões mais recorrentes no cotidiano acadêmico em campos diversos do saber.

O evento vai ser estruturado em atividades de cunho acadêmico como, mesas-redondas e conferências, grupos de trabalho e mini-cursos. As inscrições para envio de trabalho acontecem até 15 de maio e para ouvintes até o preenchimento do número de vagas do evento (trezentos e cinqüenta). Estão abertas inscrições para os seguintes Grupos de Trabalho.

Mais informações aqui.