CMRV lança segunda edição da Revista Diversa

30/04/2009 08:26
A Diversa, revista de divulgação científica semestral do Campus Ministro Reis Velloso da Universidade Federal do Piauí, comemora seu primeiro ano com o lançamento de sua segunda edição. Através da versão online da Diversa, o internauta poderá ler todos os artigos da nova edição, além de verificar as chamadas para trabalhos dos próximos números e ter acesso a informações e diretrizes da revista.

Como resposta positiva à divulgação realizada na ocasião do lançamento, a segunda edição da Diversa recebeu um número expressivo de artigos escritos por pesquisadores de todo o país. Para a análise destes trabalhos, a equipe do Conselho Editorial contou com a colaboração de 55 pareceristas, sendo professores e pesquisadores das seguintes instituições: UCB, UFSCar, UESPI, UNIBRASIL, UFRGS, UFRN, UFF, UFPA, UVA, UFSC, UFC, UFBA, UFCG, USP, UFRA, UNIFAP, FACID, UNESP, UFOP e UEFS.

Com uma proposta de publicação em caráter multidisciplinar, privilegiando as áreas do conhecimento referentes aos cursos do CMRV, a segunda edição traz ao todo 14 artigos que abrangem áreas distintas, como Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, além de uma entrevista.

A consolidação da Diversa insere o CMRV na editoração de periódicos e contribui para a divulgação da produção científica do Campus, bem como reforça o intercâmbio acadêmico da UFPI com outras instituições. A versão impressa da Diversa será distribuída em todo o país e, em breve, estará disponível para a comunidade da UFPI a partir de exemplares destinados às Bibliotecas da instituição e aos Departamentos do CMRV.

Além da distribuição interna, exemplares serão enviados para as Bibliotecas de todas as Universidades Federais do país e para os cursos de pós-graduação das áreas do CMRV. Instituições privadas do Piauí e os melhores cursos de graduação do Brasil, nas áreas do CMRV, também receberão exemplares da Diversa.

A ampla distribuição ajudará a intensificar o intercâmbio científico do Campus Ministro Reis Velloso, consolidando a Diversa entre os pesquisadores das suas áreas de abrangência.

Aberta chamada única de trabalhos para terceira e quarta edições

Para a terceira e quarta edições será aberta uma única chamada de trabalhos, entre os dias 27 de abril e 07 de junho de 2009. Podem colaborar com a publicação pesquisadores, docentes e acadêmicos do CMRV/UFPI e de outras instituições, na qualidade de autores e co-autores. Os artigos devem ser enviados exclusivamente para o e-mail: diversa@ufpi.edu.br.

Maiores informações podem ser obtidas no site da Revista Diversa.

Fonte: Campus Ministro Reis Velloso