Campus de Floriano tem sua primeira publicação científica

29/04/2009 11:16
O corpo docente do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), na cidade de Floriano, com  apenas três meses de início de suas atividades, já demonstra sua vocação para a pesquisa científica. É  o que prova a primeira publicação vinculada ao Campus.

O artigo ?Refining the establishment of guilds in Neotropical spiders (Arachnida, Araneae)? (Refinando o estabelecimento de guildas em aranhas Neotropicais) foi aceito para publicação no Journal of Natural History, periódico publicado em Londres (Inglaterra) e que é considerado uma das 100 maiores revistas da área de biologia e medicina dos últimos cem anos.

A pesquisa foi desenvolvida pelo Prof. M. Sc. Leonardo Carvalho, docente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, em parceria com pesquisadores do Museu Paraense Emílio Goeldi, M.Sc. Sidclay Dias e Dr. Alexandre Bonaldo, e do Instituto Butantan, Dr. Antônio Brescovit.

Segundo o professor Leonardo, o artigo representa um avanço no entendimento da organização das assembléias de aranhas em biomas neotropicais (Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica); o que foi possível através da reunião de um grande volume de dados de história natural, obtidos a partir de inventários de fauna de aranhas, realizados no Parque Nacional de Sete Cidades (Brasileira e Piracuruca, Piauí), Mata do Buraquinho (João Pessoa, Paraíba) e Porto Urucu (Coari, Amazonas).

?Esta nova delimitação de guildas permitirá para trabalhos futuros a correta escolha de determinados grupos de espécies para avaliação e monitoramento de fauna em áreas de agroecossistemas ou ambientes naturais (impactados ou não), constituindo assim uma importante ferramenta para a resolução de questões de escopo ecológico?, afirmou o professor do CAFS.

Fonte: Campus Amílcar Ferreira Sobral