Reitor empossa diretor clínico do HU durante solenidade

29/04/2009 08:41

Em solenidade realizada na tarde de terça-feira (28), no salão nobre da Reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o Dr. Edílson Carvalho tomou posse do cargo de diretor clínico do Hospital Universitário. Estiveram presentes na ocasião, o reitor da UFPI, Prof. Luiz Santos Júnior, o diretor geral do HU, prof. José Lages Monte, médicos e autoridades na área de saúde.

Durante a solenidade de posse, foram abordados aspectos relativos ao setor de saúde em hospitais-escola presentes em alguns estados do país, além da importância do HU para a comunidade acadêmica e sociedade piauiense, que será beneficiada logo após a conclusão das obras no prédio, prevista para março do próximo ano. O hospital disponibilizará à população 212 leitos, sendo 24 deles de UTI, 10 centros cirúrgicos, além dos espaços para a prática de conhecimentos, que incluem quatro salas de aula, laboratório áudio-visual e auditório com capacidade para 150 pessoas.

Segundo o diretor clínico do HU, Dr. Edílson Carvalho, a UFPI contará com um Hospital Universitário que atenda à demanda da instituição, além de contemplar a população de todo o Estado que necessita de assistência médica. ?A comunidade necessita do Hospital Universitário, referência na parte acadêmica e de assistência, onde sejam oferecidos serviços considerados carentes no sistema de saúde, como procedimentos endoscópicos, hemodinâmica, neurocirurgia e oncologia. O apoio da administração superior da UFPI tem sido de fundamental importância na busca de recursos junto a várias instâncias municipais, estaduais e nacionais, como MEC e Ministério da Saúde?, explica.

Para o reitor Luiz Júnior, a UFPI entrega um hospital modelo à comunidade universitária e à sociedade, que será um instrumento de desenvolvimento para o Piauí e de promoção da cidadania. ?O HU vai possibilitar o atendimento a população, fortalecendo ainda mais a imagem do Piauí como referência na área da saúde clínica e acadêmica?, declara.

A reforma do hospital teve início em outubro do ano passado e objetiva a requalificação e ampliação da área construída, otimizando todo o espaço. O hospital conta com 21.400 m², dos quais 15 mil m² foram ampliados. O orçamento da obra está em torno de 13,6 milhões. Dos R$15 milhões já liberados pelo Ministério da Educação Cultura e Desporto (MEC) para aquisição de equipamentos, R$ 8 milhões de reais já foram licitados e R$ 7 milhões estão em processo de licitação.

Coordenadoria de Comunicação Social