Brasil Brasil Acesso

Notícias

Perguntas e Respostas: Sistema de Seleção Unificada

04/05/2009 12:00
Veja as respostas do presidente da Coordenadoria Permanente de Seleção (COPESE), professor Kilpatrick Campelo, às principais dúvidas enviadas pela comunidade a respeito do Sistema de Seleção Unificada.

1. Posso concorrer pelo novo ENEM e pelo PSIU?

Com certeza. O candidato poderá inscrever-se tanto por meio do novo ENEM quanto por meio do PSIU. O candidato que se inscrever no vestibular da UFPI, qualquer que seja a forma de acesso (Novo ENEM ou PSIU), tem assegurado o direito a concorrer por 100% das vagas. 

2. Terei de optar por um dos cursos, caso seja aprovado em cursos diferentes ao concorrer pelo ENEM e pelo PSIU?

Sim. O candidato não poderá acumular vagas de cursos diferentes. Terá, portanto, de optar por um dos cursos para os quais concorreu e obteve êxito. 

3. O PSIU vai acabar? Como serão as provas para os que permanecem no sistema seriado?

A UFPI vai extinguir, gradualmente, o seu sistema seriado. Assim, não haverá prejuízo para os alunos que estão inscritos no programa seriado. As provas, por conseguinte, obedecerão a essa determinação. Neste ano, não haverá inscrição apenas para os alunos que cursam a 1ª série do ensino médio. Os alunos do 2º e do 3º ano, que se mantiverem no sistema seriado, poderão realizar suas provas regularmente. 

4. O PSIU Geral continua este ano para os estudantes que já concluíram o ensino médio?

Sim. Os candidatos inscritos pelo PSIU Geral farão provas ao longo dos quatro dias do vestibular. Farão, portanto, as provas da 1ª, 2ª e 3ª séries, assim como as provas específicas. 

5. Os candidatos que já concluíram o ensino médio podem concorrer por qual forma de acesso?

Pelas duas formas de acesso. Por outras palavras, os candidatos poderão inscrever-se para concorrer pelo novo ENEM e pelo PSIU Geral. 

6. Como funciona o Sistema de Seleção Unificada?

O Sistema de Seleção Unificada pretende formar um grande banco de vagas para as quais os candidatos de todas as universidades participantes do processo poderão concorrer. O candidato poderá concorrer para as vagas dos cursos das universidades que se filiarem a essa forma de acesso.  Para que o Sistema de Seleção Unificada entre em vigor será necessária a adesão das demais universidades federais. 

7. Como vai funcionar o sistema de opções do novo ENEM?

Pelo novo ENEM, o candidato pode optar por até cinco cursos diferentes. Esses cursos podem, inclusive, pertencer a uma mesma universidade filiada do Sistema de Seleção Unificada. Não há, necessariamente, relação de pré-requisição entre as opções.  O que é determinante é o desempenho do candidato com relação ao ponto de corte do curso para o qual concorre. Se ele estiver acima do ponto de corte, poderá ser aprovado para mais de um curso. Nesse caso, terá de optar por um dos cursos.  

8. O sistema de opções do novo ENEM é igual ao do PSIU?

Não. O sistema de opções do PSIU permite que o candidato escolha apenas dois cursos. 
 
9. Quais são as datas de realização do ENEM?

O ENEM será realizado nos dias 03 e 04 de outubro. 

10. Quais são os conteúdos do novo ENEM?

Os conteúdos do novo ENEM são os mesmos do PSIU, isto é, são os conteúdos previstos nos programas curriculares do ensino médio, excetuando-se a cobrança de questões muito específicas de ordem regional. 

11. O que muda quanto ao modo de cobrar os conteúdos?
 
Muda a forma de exploração dos conteúdos. Os exames vestibulares têm privilegiado o enciclopedismo dissociado de domínios práticos de aplicação do conhecimento. O novo ENEM promete conjugar os conteúdos curriculares do ensino médio com a concepção de conhecimento voltada para a contextualização, em que se combinem a interdisciplinaridade e a transversalidade. 

12. Que línguas estrangeiras serão cobradas no novo ENEM?

Não há, por ora, prova para línguas estrangeiras no ENEM. 

13. Escolhendo a UFPI como uma das 5 universidades propostas, estarei concorrendo tanto no Campus de Teresina quanto os campi do interior?

O candidato tem de apontar, no ato de sua inscrição, para qual campus irá concorrer.  

14. Poderei optar por 5 universidades, em cada uma delas eu poderei escolher cursos diferentes ou predominará um curso para as 5?

O candidato pode optar por cinco universidades diferentes e, para cada uma delas, escolher um curso.
 
15. A prova específica para cada área vai acabar?

A prova específica será mantida até o fim do PSIU. 

16. Poderei mudar o curso escolhido depois de ver o meu desempenho e o dos outros?

Sim. Eis uma das principais vantagens do sistema de Seleção Unificada. O candidato pode estudar em que universidade o seu acesso pode ser mais bem-sucedido.
 
17. Este novo Enem será composto de quantas questões?

O novo ENEM contará com 200 questões, distribuídas, de forma equivalente, entre as quatro competências, a saber: Linguagens e Códigos e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; e Ciências Sociais e suas tecnologias. As 200 questões serão aplicadas da seguinte maneira: 100 questões no primeiro dia; as outras, no dia seguinte.

18. Haverá redação para a prova do ENEM? Em havendo, quando será divulgada a nota da redação?

Sim. A redação será aplicada no segundo dia de avaliação. A nota da redação será divulgada, conforme o INEB, no mês de janeiro. 

19. Quando sairá o edital da prova do ENEM e do PSIU? 

O edital do ENEM será divulgado pelo MEC. O edital do PSIU será divulgado no mês de junho. 

20. Quem será o responsável pela elaboração da prova do novo Enem?

A prova do novo ENEM será elaborada pelo MEC. 

21. Quais serão as obras literárias que cairão no novo Enem?

O novo ENEM não explora obras literárias específicas. A historiografia literária curricularmente consagrada serve de parâmetro para estudar literatura de língua portuguesa.

22. Haverá prejuízo a nós piauienses com a concorrência vinda de fora do Estado?

De modo algum. Em verdade, 11% das vagas da UFPI, atualmente, são ocupadas por estudantes de outras unidades da federação. Pode haver ampliação desse percentual, o que representa um salutar convívio com estudantes de outras unidades da federação, a promover uma integração maior e o incremento do multiculturalismo. 

23. Posso desistir do PSIU e fazer apenas o novo Enem?

Sim. O candidato pode concorrer pelas duas formas de ingresso, ou, caso queira, optar por apenas uma delas. 

24. As obras literárias divulgadas pela UFPI serão cobradas neste novo processo de Seleção?

Não. As obras literárias divulgadas servirão tão-somente para a seleção do PSIU. No entanto, os candidatos que as lerem estarão, naturalmente, preparando-se para o ENEM, uma vez que as obras escolhidas integram a historiografia literária clássica. 

25. Fiz o ENEM no ano de 2001, a minha nota valerá para a próxima avaliação?

As notas do novo ENEM serão levadas em consideração para a concorrência às vagas do Sistema de Seleção Unificada. As notas anteriores dos exames passados não serão, portanto, levadas em consideração. 

26. A política de cotas sofrerá alguma alteração?

Não. 20% das vagas serão destinados a cada um dos meios de acesso. Portanto, 20% das vagas para os candidatos aprovados por meio do novo ENEM serão para cotistas; 20%, para os candidatos aprovados por meio do PSIU.

27. Quem não gostou das duas pontuações das etapas anteriores e pretendia fazer PSIU geral ainda pode optar por cancelar as etapas e fazer o PSIU geral?

Sim. A possibilidade de mudança do seriado para o geral mantém-se. 

Em breve, novos questionamentos serão respondidos pelo professor Kilpatrick Campelo. As dúvidas devem ser remetidas ao e-mail comunicacao@ufpi.edu.br.

Coordenadoria de Comunicação Social

Notícias

publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, (86)3215-5525, Fax (86)3215-5526, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.