UFPI implantará novo processo de seleção a partir desse ano

24/04/2009 16:25
Depois de quase seis horas de discussão, o Conselho da Universidade Federal do Piauí decidiu, nesta sexta-feira (dia 24), aderir ao novo modelo de seleção para ingresso nas Instituições Federais de Ensino Superior, proposto pelo Ministério da Educação. Por vinte e cinco votos a dez, o CONSUN decidiu que a partir desse ano a UFPI implantará o Sistema de Seleção Unificada, porém manterá o PSIU para os alunos que já estão fazendo o processo. A ata com a decisão da reunião será entregue na próxima segunda (27) ao Ministério da Educação, em Brasília.

O reitor Luiz de Sousa Santos Júnior explica que até 2010 a UFPI irá manter 50% das vagas para o PSIU e 50% para o Novo Enem, como está sendo conhecido o novo modelo. ?Em ambos os casos vamos continuar respeitando a cota de 20% das vagas para alunos oriundos de escolas públicas. A partir de 2009 o Novo Enem será implantado e em 2011 o PSIU será totalmente extinto. O importante é que a decisão foi amplamente discutida com a comunidade universitária, inclusive com representantes da sociedade e dos estudantes e, de forma democrática, a UFPI aderiu ao novo modelo, mantendo sua autonomia?, disse o reitor.

A decisão do Conselho seguiu a proposta da Coordenadoria Permanente de Seleção (COPESE), que ressaltou no documento apresentado para os 35 conselheiros presentes e com direito a voto, que os candidatos poderão inscrever-se pelos dois sistemas, o que lhes facultará maiores possibilidades de acesso, uma vez que terão até cinco opções disponíveis, conforme proposta do MEC, além das duas opções de curso, conforme o sistema em vigor. Já em 2009, não haverá mais a primeira etapa do PSIU, no entanto, os alunos que já estão fazendo o programa seriado poderão concluir o processo de seleção em 2010. Em 2011 o modelo proposto pelo MEC será exclusivo na UFPI.

A reunião desta sexta-feira teve início com o pronunciamento da relatora, a Pró-reitora de Ensino de Graduação Guiomar Passos, que apresentou dados do último censo do PSIU, referentes a 2007. O relatório aponta que foram contabilizados 24.497 candidatos concorrendo a 5.635 vagas. Em contraste, alguns dos cursos oferecidos pela UFPI não tiveram o quadro de alunos preenchidos. ?Atualmente existem sobras de vagas nas universidades. O maior mérito dessa nova proposta é sem dúvida garantir que as vagas sejam preenchidas e possamos, assim, gastar melhor o recurso público?, disse.

PSIU

Das 55 universidades brasileiras, 25 já declararam apoio à proposta do MEC. Entretanto, a proposta apresentada pelo órgão que regula o vestibular da UFPI, sofreu algumas modificações de acordo com as necessidades locais.

Para justificar as necessidades específicas da UFPI, lembrando do poder de autonomia que as universidades possuem para definir seu processo de seleção, a COPESE apresentou dados em gráfico que indicam um declínio de interesse pelo sistema seriado de ingresso na universidade. Os números mostram que a desistência dos estudantes que se inscrevem na primeira etapa do PSIU é de, em média, 60% - que recorrem, posteriormente, ao PSIU Geral.

Coordenadoria de Comunicação Social