UFPI decide nesta sexta (27) se adere ao novo vestibular

23/04/2009 15:14

A mudança no processo de seleção para o ingresso na universidade continua em discussão na Universidade Federal do Piauí. Nesta sexta-feira (24), às 8h30, o Conselho Universitário, cujo o presidente é o reitor Luiz de Sousa Santos Júnior,  vota a decisão final acerca do método de ingresso na instituição. A ata com a definição da UFPI deverá ser entregue na próxima segunda-feira (27) em Brasília.

O novo modelo em questão propõe às universidades federais de todo o Brasil um método de avaliação estudantil que visa o maior aproveitamento e processamento de informação e conteúdo absorvido pelo aluno em toda sua vida escolar, com base no já existente Exame Nacional do Ensino Médio ? ENEM.

Além de uma abordagem mais contextualizada, que prioriza o raciocínio e a capacidade de solucionar problemas em quatro áreas do conhecimento, o novo vestibular dará ao candidato a opção de escolha de outras cinco instituições federais de ensino superior do país.

A discussão foi aberta à sociedade em caráter oficial na última quarta-feira (15), quando o reitor se reuniu com representantes das escolas particulares, Conselho Estadual de Educação, Diretório Central dos Estudantes, diretores dos campi do interior, diretores dos Centros e Pró-Reitores.

Nesta reunião preliminar, todos puderam tirar dúvidas e conhecer o Termo de Referência apresentado pelo Ministério da Educação sobre a proposta. O reitor adiantou ainda que nenhum candidato será prejudicado, já que, caso aprovado, o novo modelo será implantado de forma parcial. ?Se o Conselho Universitário aprovar o novo método, a implementação deverá ser imediata. Porém, quem está fazendo o Programa Seriado de Ingresso na Universidade ? PSIU não ficará prejudicado porque poderá terminar seu processo de seleção?, disse Luiz Júnior.

Coordenadoria de Comunicação Social