UFPI firma parceria com universidade croata

22/04/2009 17:26
Para consolidar ainda mais a política de expansão e internacionalização adotada pela Universidade Federal do Piauí, o reitor Luiz Santos Junior assinou nesta quarta-feira (22) acordo de cooperação com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Zagreb, na Croácia. A parceria tem o objetivo de ampliar a mobilidade de alunos e professores entre as duas universidades e unir grupos de pesquisa para publicações conjuntas nas diversas áreas do conhecimento.

O reitor Luiz Santos Junior com o professor Miljenko Jurkovic

Um grupo de quatro professores da Universidade de Zagreb estará na UFPI nesta quinta-feira (23) para conhecer as instalações da universidade, os pesquisadores e as linhas de pesquisa do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) e Centro de Ciências da Educação (CCE).

De acordo com o diretor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Zagreb, Miljenko Jurkovic, o interesse primeiro da instituição é possibilitar o intercâmbio de professores que possam atuar no Centro de Língua Portuguesa da faculdade.

A assessora internacional da UFPI, Érica Fontes, entre o reitor Luiz Junior e o professor Miljenko Jurkovic

?A demanda de alunos que procuram conhecer a língua, a história, a economia brasileira é significativa, por isso precisamos de profissionais capacitados para dar boas aulas e nada melhor que trazê-los do seu país de origem. Mas é claro que estamos abertos a qualquer tipo de cooperação em todas as áreas de ciências humanas e sociais da Universidade de Zagreb?, disse.

Durante o encontro, o reitor Luiz Santos Junior explicou o funcionamento da UFPI; as modalidades dos cursos de graduação, pós-graduação e mestrado;e a política expansionista da universidade através do Ensino a Distância e da criação dos campi de Bom Jesus e Floriano, além dos já existentes em Parnaíba e Picos.

?Nós já temos convênios com outras universidades no exterior, como a Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos e as Universidades de Firenze, Padova e Verona, na Itália. Hoje, ao firmarmos a parceria com a Universidade de Zagreb estamos intensificando o intercâmbio de pessoas e culturas nas duas instituições na tentativa de enriquecer o ensino, a pesquisa e extensão?, pontuou Luiz Junior.

ESTRANGEIROS NA UFPI

Atualmente há 44 alunos na UFPI provenientes de países como Angola, Cabo Verde, Camarões, Chile, Guiné-Bissau,  Haiti, Moçambique, Nigéria, República Democrática do Congo e São Tomé e Príncipe. Esses alunos estão na UFPI através do PEC-G, convênio do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Educação com países da América Latina, Caribe e África, que possibilita estudo gratuito em instituições de ensino superior no Brasil.

Coordenadoria de Comunicação Social