Professor de Física alerta sobre cuidados com raios

20/04/2009 10:50
Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Este dito popular é contrariado pelo fato de Teresina ser reconhecida como a terceira capital do país com a maior incidência de quedas de raios, perdendo apenas para São Paulo e Belém, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Raios são muito comuns em Teresina por conta da cidade estar localizada sobre a Chapada do Corisco, formação geológica plana, com altitude superior a das áreas ao redor. Esta elevação favorece a receptividade a esse fenômeno metereológico que pode causar muitos transtornos, como quedas de árvores e interrupção no fornecimento de energia elétrica ou até mesmo em tragédias, quando envolvem seres humanos.

A corrente produzida por um raio pode causar queimaduras e outros danos a diversas partes do corpo. A maioria das mortes de pessoas atingidas é causada por parada cardíaca e respiratória.

O professor Célio Aécio Borges, do Departamento de Física da Universidade Federal do Piauí, alerta para a quantidade de mortes registradas no país causadas por raios. ?Segundo o livro ?Relâmpagos?, dos autores Osmar Pinto Júnior e Iara Regina Cardoso de Almeida Pinto, foram registradas 75 mortes no Brasil em 2008 causadas pelo fenômeno. Na maior parte dos casos, as vítimas estavam ao ar livre, o que exige atenção redobrada sobre o local onde se está na proximidade de uma tempestade? diz ele.

Citando o livro "Relâmpagos", o professor Célio Borges diz que em 2008 foram registradas 75 mortes  Brasil causadas pelo fenômeno
Célio Borges cita ainda o estudo recente publicado na ?Medical Publication of the Year?, cuja principal conclusão é de que as pessoas atingidas por raios estavam no lugar errado na hora errada. Ou seja, estavam em um local aberto em um momento próximo a uma tempestade. Portanto, para evitar tragédias deve-se tomar todos os cuidados necessários para diminuir a probabilidade de ser um alvo de raios.

Cuidados com raios

Para evitar acidentes, procure seguir recomendações de Proteção. Em caso de tempestade ou proximidade de uma, procure abrigo nos seguintes lugares:
- carros não conversíveis, ônibus ou outros veículos metálicos não conversíveis;
- moradias ou prédios, de preferência que possuam proteção contra raios;
- abrigos subterrâneos, tais como metros ou túneis;
- grandes construções com estruturas metálicas;
- e barcos ou navios metálicos fechados

Se estiver dentro de casa, evite usar o telefone (a não ser que seja sem fio) e ficar próximo de tomadas e canos, janelas e portas metálicas. Também deve-se evitar tocar em qualquer equipamento elétrico ligado a rede elétrica.

Na rua, procure não segurar objetos metálicos longos, tais como varas de pesca, tripés e tacos de golfe, e evite empinar pipas e aeromodelos com fio; andar a cavalo e nadar. Evite os locais que possam oferecer pouca ou nenhuma proteção contra raios, como pequenas construções não protegidas (Ex.: celeiros, tendas ou barracos); veículos sem capota (tratores, motocicletas ou bicicletas) e não estacione seu veículo próximo a árvores ou linhas de energia elétrica.

Caso esteja em um local sem um abrigo próximo, o próprio corpo dá os sinais de que um raio pode cair a qualquer momento. Os pêlos ficam arrepiados ou a pele começa a coçar. Nesta situação, ajoelhe-se e curve-se para frente, colocando suas mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles, sem se deitar no chão.
Entenda
Os raios resultam do choque mecânico de elétrons com os átomos da atmosfera, formando uma descarga elétrica cujas principais características são tensões e correntes da ordem de milhões de volts, que, ao procurarem um caminho para sua ?queda?, atingem pontos mais altos e ponteagudos, onde existe uma maior concentração de cargas.

Coordenadoria de Comunicação Social