Alunos da UFPI no interior terão bolsa alimentação

17/04/2009 16:24

Com o objetivo de incrementar ainda mais a política de assistência estudantil proposta pelo Ministério da Educação, a Universidade Federal do Piauí vai conceder Bolsas Alimentação para alunos dos campi de Bom Jesus, Parnaíba e Picos. A concessão foi autorizada nesta quinta-feira, 16, pelo reitor Luiz de Sousa Santos Junior.

A Bolsa Alimentação, que no campus de Teresina atende 143 alunos, garante o acesso do estudante com dificuldade socioeconômica ao Restaurante Universitário (RU), com isenção total da taxa. No caso dos campi do interior, onde as obras para a construção dos RU?s estão sendo finalizadas, os estudantes selecionados receberão a bolsa no valor de R$ 200,00.  As 400 bolsas serão distribuídas de acordo com a demanda de alunos em cada campus: 150 para Parnaíba, 150 para Picos e 100 bolsas para Bom Jesus.

Os critérios de concessão das bolsas para alunos dos campi Professora Cinobelina Elvas (Bom Jesus), Senador Helvídio Nunes de Barros (Picos) e Ministro Reis Veloso (Parnaíba) seguirá os mesmos critérios de seleção já praticados no campus Ministro Petrônio Portela, em Teresina.

?O estudante interessado em conseguir o benefício da bolsa-alimentação deve preencher o formulário de requisição comprovando, primeiramente, a baixa renda familiar. Além disso, ele deve cursar em cada período letivo, no mínimo, três disciplinas com horários que indiquem a necessidade de permanecer no campus para almoço e/ou jantar?, explica a Pró-Reitora da PRAEC, Nadir do Nascimento Nogueira.

O benefício passa a vigorar a partir de maio, através da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários, responsável pela política institucional de assistência à comunidade universitária.

Em Teresina, a PRAEC está concluindo a seleção dos alunos que requisitaram o benefício da Bolsa Permanência, mais conhecida como Bolsa Trabalho, que auxilia o estudante com um benefício financeiro e tem como contrapartida a prestação de serviço nos diversos setores da UFPI. O objetivo da bolsa Permanência é possibilitar a permanência do aluno no curso de graduação e, consequentemente, a melhoria do rendimento acadêmico.

?Após finalizarmos o processo de seleção da Bolsa Permanência dos alunos do Campus Ministro Petrônio Portela, a equipe da PRAEC vai se dirigir aos campi de Picos, Parnaíba e Bom Jesus para iniciar as inscrições dos alunos interessados em adquirir Bolsa Alimentação, que tem validade por dez meses.?, diz Nadir Nogueira.

Coordenadoria de Comunicação Social