Abertas discussões sobre a adesão da UFPI ao novo Enem

15/04/2009 11:55

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, no salão nobre da reitoria da Universidade Federal do Piauí, o reitor Luiz de Souza Santos Júnior abriu à sociedade, em caráter oficial, a discussão acerca da implantação ou não da nova proposta de método seletivo para o ingresso ao ensino superior público federal. A decisão virá através de votação do Conselho Universitário, no próximo dia 24. Já no dia 27 de abril, a ata com a definição deverá ser entregue em Brasília, pelas mãos do próprio reitor.

Participaram da reunião representantes das escolas particulares, Conselho Estadual de Educação, Diretório Central dos Estudantes, diretores dos campi do interior, diretores dos Centros e Pró-reitores.

Elaborada pelo Ministério da Educação, o novo modelo propõe às universidades federais de todo o país, um método de avaliação estudantil que visa o maior aproveitamento e processamento de informação e conteúdo absorvido pelo aluno em toda sua vida escolar - aos moldes do já existem ENEM.

De acordo com o reitor Luiz Júnior, caso a decisão do Conselho Universitário seja favorável ao novo método, a adaptação à nova prova será parcial. ?A implementação deverá ser imediata, porém, o Programa Seriado de Ingresso à Universidade ? PSIU deixará de existir apenas para os que se inscreveram na primeira etapa no ano de 2009 e seguintes?, disse Luiz Júnior.

Nesse caso, os inscritos na segunda e terceira etapa continuariam designados ao método antigo. Já os demais candidatos aptos poderiam optar entre a realização do PSIU Geral ou ao ENEM, sem quaisquer mudanças no sistema de cotas. ?Ninguém será prejudicado?, garante o reitor Luiz Júnior.

A nova proposta dá ao candidato a opção de escolha de cinco instituições de ensino em todo o Brasil que ofereça o curso desejado. ?Vejo com bons olhos a possibilidade da movimentação de alunos de todos os cantos do país?, avalia o reitor. Até agora, vinte e cinco instituições federais de ensino de todo o Brasil já se mostraram imediatamente favoráveis à nova proposta.

Para o representante do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular do Piauí ? SINEPI, a proposta é interessante. ?Já existia uma manifestação positiva da rede particular, assim como da pública, em prol da mudança do sistema de vestibular?. A queda progressiva no número de inscrições de uma etapa a outra, é para ele o maior índice do desinteresse do candidato. ?O novo método vai fazer com que o aluno se preocupe mais com o aprendizado. Contemplará os bons alunos?, diz José Nunes.

Na reunião, todos puderam tirar dúvidas e conhecer o Termo de Referência apresentado pelo Ministério da Educação sobre a proposta.

Coordenadoria de Comunicação Social