Alunas de Arquitetura criam projetos para balões do CT e CCN

18/04/2009 08:30

O campus da Universidade Federal do Piauí, em Teresina, vai ficar ainda mais bonito nos próximos dias. Para isso, o talento de três alunas do curso de Arquitetura se aliou ao projeto que vem deixando a universidade mais agradável e funcional à comunidade acadêmica. O resultado do trabalho de Nelcia Fortes, Jandiane Braga e Michele Moraes poderá ser visto nos balões de acesso aos Centros de Tecnologia (CT) e de Ciências da Natureza (CCN), que contarão com espaços de estar e lazer através de intervenções urbanísticas e paisagísticas. Com essa iniciativa, as alunas têm a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido na prática.

Jandiane Braga, Michele Moraes e Nelcia Fortes são alunas do curso de Arquitetura da UFPI

Serão implantados bancos, lixeiras e postes de iluminação nas duas rótulas, além de iluminação diferenciada e esculturas modernas que modificarão a paisagem local. O balão do CT contará com tratamento paisagístico e desenho urbano mobiliário semelhante ao encontrado em cidades francesas, além de esculturas que fazem referência ao próprio bloco com utilização de instrumentos e esquadros com ângulos de 45º, 60º e 90º. A rótula de acesso ao CCN também sofrerá intervenções semelhantes às encontradas no balão principal da instituição.

A UFPI investiu cerca de R$ 137.649,76, oriundos de recursos próprios, na obra que tem previsão de entrega para 60 dias. A intenção da administração superior é promover uma maior integração entre a Residência Universitária e CT, além de beneficiar alunos, professores e moradores do bairro que trafegam pelo Campus. Um portal de acesso também será construído na entrada do bloco com o intuito de harmonizar o ambiente.

De acordo com a professora Alcília Afonso, orientadora do projeto, as intervenções serão importantes devido aos benefícios trazidos à comunidade acadêmica e às pessoas que passam pela Universidade todos os dias. ?Várias pessoas serão beneficiadas, dentro e fora da UFPI. Esse projeto busca oferecer um lugar agradável e mais belo ao Campus contribuindo para a auto-estima dos alunos?, explica a professora de projetos arquitetônicos.

Um pórtico de acesso também será construído na entrada do bloco com o intuito de harmonizar o ambiente

Benefícios

A ideia do projeto de urbanização dos balões do CT e CCN surgiu há cerca de um ano e meio. As alunas do 9ª período do curso de Arquitetura, sob orientação da professora Alcília Afonso, tiveram como foco principal a criação de um espaço de convivência que contempla estudantes da instituição, especialmente aqueles que moram na Residência Universitária.

?A UFPI suprirá a carência de espaços de convivência voltados a alunos da instituição, além de tornar-se mais agradável aos olhos de quem frequenta o Campus todos os dias?. Jandiane Braga.

?Por meio do projeto, será valorizado o pedestre, já que os estudantes da UFPI precisam deslocar-se entre os centros. Acredito que seja importante também para nossa cidade porque unifica o uso de praça ao balão?. Michele Moraes.

?Eu participei do projeto do CCN, semelhante ao executado no balão principal. A nossa intenção é embelezar o Campus valorizando os espaços existentes na própria UFPI?. Nelcia Fortes.

Coordenadoria de Comunicação Social