Obras do Hospital Universitário estão adiantadas

14/04/2009 12:25
?Não é apenas um hospital, é um hospital-escola. Esta é a pequena e a grande diferença?, define Luiz de Sousa Santos Júnior, reitor da Universidade Federal do Piauí, em visita às obras do Hospital Universitário, realizada na manhã desta terça-feira (14).

Para ele, o HU será o maior hospital do Piauí devido ao seu grande valor social, especialmente pelo fato de não se restringir à prestação de serviços hospitalares à população. "O diferencial do Hospital estará na formação dos profissionais da área de saúde do Estado, que a partir do próximo ano, poderão adquirir conhecimentos práticos dentro da própria Universidade", disse.

Na visita, o reitor fiscalizou as áreas já construídas e as que passam por ampliação. O hospital conta com 21.400 m², dos quais 15 mil m² foram ampliados. O orçamento da obra está em torno de 13,6 milhões. Dos R$15 milhões já liberados pelo Ministério da Educação Cultura e Desporto (MEC) para aquisição de equipamentos, R$ 8 milhões de reais já foram licitados e R$ 7 milhões estão em processo de licitação.

A reforma teve início em outubro do ano passado e objetiva a requalificação e ampliação da área construída, otimizando todo o espaço físico. Após sua finalização, prevista para março de 2010, o HU disponibilizará a população 212 leitos, sendo 24 deles de UTI, além dos espaços para a prática de conhecimentos, que incluem quatro salas de aula, laboratório áudio-visual e auditório com capacidade para 150 pessoas.

Dentre todos os setores do hospital, as obras mais adiantadas são de duas alas que abrigarão os espaços destinados à hemodinâmica (conjunto de procedimentos médicos de intervenção na circulação sanguínea), clínica da mulher, área de coleta, pequenas cirurgias, endoscopia, centro cirúrgico e consultórios médicos e odontológicos.

Para o reitor Luiz Júnior, com realização da obra, a UFPI entrega à comunidade universitária e à sociedade um hospital modelo que será um instrumento de desenvolvimento para o Piauí e de promoção da cidadania. ?O HU vai possibilitar o atendimento a população, fortalecendo ainda mais a imagem do Piauí como referência na área da saúde clínica e acadêmica?, analisa o reitor.
Coordenadoria de Comunicação Social