Novos investimentos melhoram segurança na UFPI

08/04/2009 09:54

A Universidade Federal do Piauí colhe os resultados do investimento feito na área de segurança nos últimos anos: o número de ocorrências de 2004 para 2008 sofreu uma redução de 130 para 37, o equivalente a uma baixa de 72%. Com o objetivo de diminuir ainda mais esse número, uma nova equipe de seguranças foi contratada e já está em campo desde a primeira semana de abril.

A equipe de vigilantes da UFPI, que soma 83 em todos os campi do Piauí, recebe um acréscimo de 40 novos seguranças terceirizados. O campus Petrônio Portela,incluindo a Socopo, em Teresina, recebeu 24 destes: quatro no Espaço Rosa dos Ventos, quatro no Centro de Ciências da Educação (CCE) e Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), quatro na área localizada entre o Centro de Ciências da Natureza e o setor de Odontologia; e 12 entre os setores de Fitotecnia, Enfermagem e Colégio Agrícola de Teresina (CAT). O restante (16) dos novos seguranças será distribuído equitativamente nos campi de Parnaíba, Bom Jesus, Floriano e Picos.

?A divisão dos novos vigilantes foi realizada de acordo com a necessidade de cada um dos campi?, explica José de Ribamar Silva, chefe da Divisão de Vigilância da UFPI. ?Vamos reforçar algumas áreas que já estão protegidas e deslocar alguns vigilantes para pontos estratégicos da Universidade, de maneira que possamos coibir a ação de criminosos?, complementa.

A UFPI também investe no aparelhamento dos vigilantes. Um processo licitatório já foi aberto para a aquisição de seis novas motos, que irão reforçar a atual frota composta por um pick-up Toyota, um Fiat Uno e seis motocicletas. Além disso, 15 novos rádios-transmissores serão adquiridos.

?O objetivo de todos esses investimentos é estruturar e dar melhores condições de trabalho aos vigilantes. A partir disso, vamos fazer da Universidade Federal do Piauí um lugar mais seguro tanto para o meio acadêmico como para todas as pessoas que circulam dentro dela?, disse o reitor da UFPI, Luiz Junior.

Vigilantes armados vão reforçar a segurança

Ainda no primeiro semestre de 2009, os seguranças da Universidade Federal do Piauí passarão a fazer a vigilância armados. José de Ribamar acredita que essa será uma maneira de intimidar a ação de criminosos dentro do campus. ?Ao virem os homens com o colete de segurança e com armas, os bandidos vão pensar duas vezes antes de se arriscar a praticar crimes?, considera. A tendência, segundo ele, é que a natureza das ocorrências seja mais leve.

Para ter o porte de armas, os vigilantes da UFPI realizaram treinamentos de armamento e tiro, e receberam um certificado expedido pela Polícia Federal, junto ao Ministério da Justiça, que comprova a capacitação para o manuseio das armas.

A estudante de Farmácia do segundo período, Isadora Nery, considera que o uso de armas pelos vigilantes da UFPI pode significar um avanço em relação ao bem-estar do meio acadêmico. ?Desde que haja uma habilitação e um treinamento para os vigilantes, o uso de armas não oferece riscos. Vai, inclusive, inibir a ação de vândalos?, pondera.

Como registrar uma ocorrência

A Divisão de Vigilância da Universidade Federal do Piauí possui um segurança disponível para atender e registrar ocorrências durante 24 horas. O interessado em fazer uma queixa deve entrar em contato através do número 3215-5591 ou se dirigir ao setor de vigilância portando qualquer documento que comprove seu vínculo com a UFPI.
Em caso de arrombamento ou danos ao patrimônio da Universidade, qualquer membro do Departamento ou Coordenação do curso lesado pode comunicar a Divisão de Vigilância. Nesses casos, o procedimento padrão inclui a convocação da Polícia Federal, que isola a área e faz a perícia.

Coordenadoria de Comunicação Social