Andifes discute mudanças nos vestibulares das Ifes

07/04/2009 12:22

O reitor da Universidade Federal do Piauí, Luiz Júnior, esteve presente na reunião da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) realizada nesta segunda (06). A reunião contou com a participação do ministro da Educação, Fernando Haddad, reitores das Ifes e membros do Ministério da Educação. O objetivo foi discutir a proposta de mudança no processo seletivo das universidades federais.

Fernando Haddad explicou que na nova forma de seleção proposta os candidatos farão a prova do Enem e depois o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) disponibilizará as notas. De posse delas, o estudante aplica, online, sua pontuação para o curso e universidade desejados, sendo que o número de opções deve ser cinco.

Uma das premissas sugeridas pela Andifes, e atendida pelo MEC, é a participação da Associação na construção e organização do processo, com colaborações inclusive técnicas sobre as provas. A este respeito o ministro afirmou que o novo modelo de seleção precisará de um comitê de governança, que contaria com representantes das universidades.

Alguns reitores lembraram a preocupação com as disparidades regionais existentes entre as universidades, temerosos de que estudantes de outros estados ficassem com a maioria das vagas, em detrimento da comunidade regional. Tanto o ministro quanto o presidente do Inep afirmaram que as provas selecionam de forma parecida, sejam os vestibulares tradicionais ou o Enem. Quanto a este ponto, o ministro acredita que as cotas sociais também contribuem para diminuir as diferenças.

O tempo para a implantação da mudança também é preocupação recorrente entre os reitores. Como o vestibular é um processo complexo e demorado, muitos dos editais das Ifes já estão em andamento e até em fase de conclusão, para se tornarem públicos. O ministro acredita que a mudança pode ser aplicada já no processo seletivo de 2010, principalmente para as universidades que decidirem adotar o Enem como fase única de seleção. Alguns reitores ponderaram a possibilidade de fazer uma segunda fase, por exemplo. Neste caso, o ministro concorda que é mais difícil, devido ao tempo, pois o Inep teria que divulgar os resultados em tempo hábil para a continuação do processo seletivo, mas garante que é uma ideia a ser considerada.

Fonte: Andifes