Brasil Brasil Acesso

Notícias

Ensino a distância da UFPI beneficia mais de 6 mil alunos

06/04/2009 10:06

A Universidade Federal do Piauí anunciou, no final de março, a implantação de quatro novos Pólos de Apoio Presencial do sistema Universidade Aberta do Brasil, nos municípios de Avelino Lopes, Jaicós, Pio IX e Redenção do Gurgueia. Com a abertura desses novos pólos, a UFPI passa a atender, este ano, um total de 6.035 alunos na modalidade Ensino a Distancia (EaD). O EaD faz parte do projeto Universidade Aberta do Brasil (UAB), executado através de parceria entre a UFPI, o Governo do Estado, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e o Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí (CEFET-PI).

Garantir que todos os piauienses tenham acesso a Educação Superior gratuita e de qualidade. Esse é o principal objetivo da Universidade Aberta do Piauí (UAPI), implantado em 30 municípios do Estado e coordenado pela Universidade Federal do Piauí.

Segundo o Reitor da UFPI, Luiz Junior, a ampliação do programa a cada ano demonstra o sucesso da modalidade Ensino a Distância em democratizar o conhecimento. ?Em 2007, tínhamos 15 municípios no Piauí com nosso programa de Ensino a Distância e, em 2009, já somamos 30 municípios. Nesse tempo, pudemos observar o baixíssimo número de evasão e a procura cada vez maior de prefeitos buscando essa parceria com a Universidade Federal do Piauí?, diz.

  Para Luiz Junior, a ampliação do programa a cada ano demonstra o sucesso da modalidade Ensino a Distância

Para o sucesso do projeto, cada parceiro tem um papel específico. Cabe ao Governo do Estado a responsabilidade pela implantação e manutenção da infraestrutura dos pólos de apoio presencial; o Ministério da Educação (MEC) pelo controle geral do programa Universidade Aberta do Brasil e seu financiamento; e a UFPI fica com a responsabilidade acadêmica administrativa do programa, empenhando-se na organização de toda parte pedagógica dos cursos.

Com atuação desde 2006, a UAPI oferece oito cursos de graduação a fim de atender a demanda de municípios como Parnaíba, Simplício Mendes, Gilbués, dentre outros. De modo semipresencial, os alunos podem optar pelos cursos de Física, Química, Matemática, Pedagogia, Filosofia, Ciências Biológicas, Sistemas de Informação e Administração.

Há um ano e meio, o estudante Constâncio Francisco de Sousa descobriu a UAPI e resolveu apostar na modalidade de ensino a distância. No Pólo de Inhuma, região Centro-Norte do Estado, Constâncio cursa o 3º período de licenciatura plena em Matemática. ?Todos os dias eu acesso o material didático das aulas, virtualmente. Os encontros presenciais acontecem no fim-de-semana, nos quais podemos socializar as dúvidas com os colegas de turma e o professor. O aluno de Ensino a Distância deve ser disciplinado e cumprir os prazos determinados pelo professor; a flexibilidade no horário de estudar deve ser compensada com organização do tempo e o comprometimento com a rotina de estudos?, diz.

A metodologia dos cursos contempla diversas formas de aprendizagem, incluindo internet

A metodologia de estudo dos cursos do EaD combina material impresso, áudios, vídeos, multimídia, internet e videoconferências, realizados na Plataforma Virtual de Ensino e Aprendizagem, Moodle. Além disso, a plataforma de aprendizagem permite a realização de fóruns de discussão, troca de mensagens e salas de bate-papo que viabilizam maior interação entre alunos e professores. Todos os cursos de graduação a distância oferecidos pela UAPI seguem rigorosamente os padrões de qualidade exigidos pelo Ministério da Educação: os processos seletivos apresentam editais, são públicos e os diplomas registrados possuem o mesmo valor dos obtidos em cursos presenciais", explica o diretor do Centro de Educação a Distância da UFPI, Gildásio Guedes.

Atualmente, a Universidade Federal do Piauí atende um total de 5.435 alunos distribuídos nos oito cursos de graduação a distância. ?Nas disciplinas dos cursos presenciais ofertados pelo EaD podemos comprovar o compromisso de qualidade da UFPI diante das demandas da sociedade por esta modalidade de ensino e de aprendizagem. É desfazendo distâncias que a Universidade Federal do Piauí renova sua vocação educacional e leva educação para todo o Piauí?, afirma a vice-diretora do Centro de Educação a Distância da UFPI, Liana Rosa.

Cada curso de graduação da Universidade Aberta do Piauí mantém seu calendário de encontros presenciais, que são organizados nos pólos para realização das avaliações de aprendizagem, apresentação de seminários, aulas práticas e aulas de revisão. Todos os Pólos de Apoio Presencial possuem a estrutura adequada para receber os alunos, de acordo com as orientações do MEC: secretaria, coordenação, tutoria, salas de aulas, laboratórios de informática, biblioteca, espaço para encontros e reuniões, conexão com internet e laboratórios pedagógicos de ensino de Química, Física e Biologia.

 A UFPI passa a atender 6.035 alunos na modalidade EaD com a abertura dos novos pólos

Em 2009, com a inclusão de mais quatro municípios no programa de EaD, a Universidade Federal do Piauí oferta mais 600 vagas para os estudantes dos municípios de Avelino Lopes, Jaicós, Pio IX, Redenção do Gurgueia e adjacências. O vestibular para o ingresso na Universidade Aberta do Piauí será realizado ainda no primeiro semestre deste ano com previsão para início das aulas em agosto.

Além dos cursos de graduação, a Universidade Federal do Piauí vai ofertar, em 2009, curso de especialização a distância, a Especialização em Docência do Ensino Superior, destinado aos tutores dos cursos de graduação ofertados pela UAPI. 
 
Histórico do EaD

A Universidade Aberta do Brasil foi criada pelo Ministério da Educação em 2005 para a articulação e integração de um sistema nacional de educação superior a distância. O objetivo era sistematizar ações pertencentes às políticas públicas voltadas para a ampliação e interiorização da oferta do ensino superior gratuito e de qualidade no Brasil, em parceria com instituições públicas nos três níveis governamentais, além da participação das universidades publicas e demais organizações interessadas.


A UFPI oferece cursos superiores a distância desde o ano de 2006. Na foto acima os Coordenadores de Cursos da UAPI

Universidade Federal do Piauí foi autorizada a oferecer cursos superiores a distância em sete de abril de 2006, conforme autorização do Ministério da Educação, concedida pela Portaria nº. 867, e, logo em seguida, criou o Centro de Educação a Distância (CEAD).

O curso inicial do Projeto foi Bacharelado em Administração, de caráter experimental, para o qual foram ofertadas 500 vagas distribuídas em oito cidades. Nesta primeira fase, o Banco do Brasil S/A destinou apoio ao projeto, custeando um valor de R$ 1.800 reais por cada funcionário aprovado no primeiro concurso-vestibular de 2006.

No vestibular realizado em junho de 2007 um total de 15.891 candidatos concorreu às vagas nos oito cursos de graduação ofertados pela Universidade Aberta do Piauí. ?Num país tão grande quanto o nosso, onde escolas e universidades não chegam a todos os lugares, o ensino a distância é importantíssimo para a democratização do conhecimento?, enfatiza o Reitor Luiz Junior.

Coordenadoria de Comunicação Social

Notícias

publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, (86)3215-5525, Fax (86)3215-5526, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.