UFPI investe em recapeamento asfáltico e sinalização

06/04/2009 07:00

Com o intuito de melhorar o fluxo de veículos e pedestres no espaço universitário, a Universidade Federal do Piauí executa recapeamento asfáltico e implantação de sinalização em diversos pontos do campus Ministro Petrônio Portela, em Teresina. A medida beneficia a comunidade acadêmica e os demais usuários que transitam em ruas e calçadas da UFPI.

Nova sinalização do campus Petrônio Portela facilita o trânsito dos usuários

As intervenções iniciadas em outubro do ano passado estão em fase de conclusão. Foram investidos R$ 1.502.921,75 no melhoramento das vias que dão acesso à biblioteca (Espaço Rosa dos Ventos), balão principal da UFPI e setor da administração superior, além de sinalização horizontal e vertical, como placas e faixas de pedestres. Até o momento, cerca de 5 quilômetros de percurso receberam melhorias significativas.  Os demais setores também devem ser contemplados em breve.

O projeto elaborado pela Prefeitura Universitária visa melhorar o tráfego

No projeto elaborado pela Prefeitura Universitária, setor da UFPI responsável por projetos, obras e serviços estruturais, a meta é diminuir a velocidade máxima permitida no Campus para 40 quilômetros através da construção de lombadas em toda sua extensão. A medida preventiva visa evitar acidentes e conscientizar os usuários sobre direção defensiva.

O projeto de sinalização contempla a todos que circulam pelo campus Petrônio Portela

De acordo com Francisco Alberto Monteiro, prefeito universitário, o projeto da atual administração contempla a comunidade acadêmica e pessoas que circulam pelo campus Petrônio Portela todos os dias. ?Esse projeto deve beneficiar a comunidade acadêmica, além daqueles que residem próximo à universidade. Diariamente, cerca de 20 mil pessoas trafegam pela UFPI, e esses usuários contarão com melhores condições de trafegabilidade?, explica.

Rampas e passarelas facilitam o acesso de portadores de deficiência

Consciente sobre a responsabilidade social promovida por Instituições de Ensino Superior, a UFPI vem trabalhando para garantir acessos apropriados as pessoas com deficiência em pontos de ônibus e passarelas espalhadas nos blocos. Rampas estão sendo priorizadas em todas as obras em andamento e em breve a UFPI deve ser um exemplo na garantia desse direito.

Coordenadoria de Comunicação Social