UFPI inaugura Laboratório de Pesquisa do Mel em Teresina

03/04/2009 08:00

A proposta do reitor Luiz Júnior é que as pesquisas do Labmel cheguem à comunidade.

Consciente sobre o importante valor da apicultura para o desenvolvimento do Estado, a Universidade Federal do Piauí inaugurou nesta quinta-feira (02), o Laboratório de Pesquisa Multiusuário da Cadeia Produtiva do Mel ? Labmel. O prédio oferece estrutura adequada à comunidade acadêmica que realiza trabalhos de pesquisa com abelhas e produtos originados desta atividade.

O laboratório recebeu um investimento de R$ 300 mil para reforma e ampliação.

O Labmel conta com área de beneficiamento de mel e cera, laboratório de análise química e anfiteatro com capacidade de 72 lugares. Foram investidos na reforma e ampliação do local cerca de R$ 300.000. Pesquisadores, corpo docente e estudantes contarão com um espaço equipado e instalações climatizadas para realizar pesquisas com inseminação de abelhas-rainha e estudos de qualidade do mel produzido na região.

Administradores, professores e estudantes participaram da inauguração do espaço.

A UFPI demonstra seu pioneirismo ao ser a primeira instituição federal do Piauí a trabalhar com apicultura. Para o reitor da UFPI, Luiz de Sousa Santos Júnior, o laboratório é mais uma iniciativa da universidade de transpor as barreiras acadêmicas e servir de fato a comunidade. ?Nosso grande desafio é sair dos muros da universidade e gerar conhecimento aplicado, aproximando pesquisadores para a transferência tecnológica?, disse o reitor.

Para o Professor Darcet Costa, o Labmel vai possibilitar importantes
trabalhos em Ensino, Pesquisa e Extensão.

Segundo o coordenador do Labmel, professor Darcet Costa Souza, a UFPI dispõe de um espaço adequado que contempla aspectos importantes para a instituição. ?A reforma e ampliação desse espaço possibilita importantes trabalhos em Ensino, Pesquisa e Extensão. Estamos aptos ainda a sediar seminários, Workshops e cursos de capacitação para técnicos e produtores?, declara.

O prédio conta com um espaço adequado para realização de estudos de qualidade do mel.

O prédio foi construído no Setor de Apicultura do Centro de Ciências Agrárias (CCA) onde são ministradas disciplinas práticas para cursos de graduação (Agronomia e Medicina Veterinária) e pós-graduação (mestrados em Ciência Animal e Desenvolvimento do Meio Ambiente). Ao estudar a cadeia produtiva do mel, os pesquisadores terão a oportunidade de interagir com outros institutos de pesquisa, além de trabalhar no melhoramento da qualidade final da produção.

Segundo dados elaborados pela Unidade de Agronegócios (Uagro/Sebrae), o Piauí foi o principal responsável pelo aumento das exportações de mel no mês de outubro de 2007, tendo respondido por 27,7% do valor total exportado pelo Brasil, seguido pelo Ceará, com 27,2 e São Paulo com 22,8% da receita total das exportações.

Coordenadoria de Comunicação Social