UFPI inaugura laboratório de mel nesta quinta-feira (02)

01/04/2009 16:49

A universidade trabalhando para o bem-estar coletivo e para o desenvolvimento do país. É esse o principal objetivo da Universidade Federal do Piauí ao investir em transferência tecnológica. Nesse sentido, a UFPI inaugura nesta quinta-feira, às 17h, no setor de Apicultura, no Centro de Ciências Agrárias, a primeira unidade do Laboratório de Pesquisa Multiusuário da Cadeia Produtiva do Mel ? Labmel. A segunda Unidade será inaugurada ainda esse mês no campus de Bom Jesus.

Para o reitor da UFPI, Luiz de Sousa Santos Júnior, o laboratório é mais uma iniciativa da universidade de transpor as barreiras acadêmicas e servir de fato a comunidade. ?Nosso grande desafio é sair dos muros da universidade e gerar conhecimento aplicado, aproximando pesquisadores para a transferência tecnológica?, disse o reitor.

Ao estudar a cadeia produtiva do mel, os pesquisadores terão a oportunidade de interagir com outros institutos de pesquisa, além de trabalhar no melhoramento não apenas da qualidade final da produção, mas também de toda sua cadeia produtiva.

Em pesquisa divulgada ano passado, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) apontou o Piauí como um dos estados que mais se destacou na produção de mel nesta década, registrando crescimento de 183% entre 1999 e 2005 e volume de produção de 4,5 mil toneladas em 2005.

De acordo com o trabalho da Codevasf, a produção de mel no Piauí ultrapassou o Paraná, com 4,4 mil toneladas e se colocou como o segundo maior produtor nacional, atrás do Rio Grande do Sul, que produziu 7,4 mil toneladas em 2005.

Segundo dados elaborados pela Unidade de Agronegócios (Uagro/Sebrae), o Piauí foi o principal responsável pelo aumento das exportações de mel no mês de outubro de 2007, tendo, sozinho, respondido por 27,7% do valor total exportado pelo Brasil, seguido pelo Ceará, com 27,2 e São Paulo com 22,8% da receita total das exportações.

Com informações da APPM

Coordenadoria de Comunicação Social