Oeiras: projeto Nas Trilhas da História apresenta resultados

01/04/2009 16:45

Entre os dias 30 de março a 03 de abril de 2009, na cidade de Oeiras, o Programa MONUMENTA/IPHAN do Ministério da Cultura, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a UNESCO, sob a coordenação das pesquisadoras Áurea Pinheiro, Cássia Moura e Verônica Ribeiro [Universidade Federal do Piauí - grupo de pesquisa Memória, Ensino e Patrimônio Cultural] apresentam à sociedade os resultados do projeto Nas Trilhas da História - o livro Celebrações e o documentário etnográfico Congos: ritmo e devoção. A pesquisa foi iniciada em 2007 e tem como objeto de estudo o patrimônio de natureza imaterial do Piauí. O trabalho conta com o apoio da ANPUH - Associação Nacional de História ? Seção Piauí; Humana: RH Serviços e Treinamento de Pessoal, Governo do Estado do Piauí; e realização de Educar: artes e ofícios.

O projeto Nas Trilhas da História elegeu manifestações típicas da religiosidade piauiense; realizou um trabalho de sistematização de fontes e documentos disponíveis sobre os Congos, a Procissão do Fogaréu e a Procissão de Bom Jesus dos Passos.  O livro e o documentário serão distribuídos a centros culturais, escolas, bibliotecas e universidades públicas do Piauí e estados do Norte e Nordeste, além de embaixadas.

Os pesquisadores voltam à comunidade para o trabalho de divulgação e socialização das experiências e práticas compartilhadas ao longo da pesquisa de campo.

O estudo histórico-antropológico realizado pelo grupo de pesquisadores elegeu bens culturais relacionadas a um tipo de catolicismo popular típico e ainda significativo não só no solo piauiense, mas no nordeste brasileiro. A intenção é permitir que a sociedade conheça, reconheça e divulgue manifestações culturais brasileiras a partir do lugar onde se vive; valorizar a identidade; preservar e conservar tradições seculares, recriadas cotidianamente, e promover a dinâmica econômico-social da localidade. Sabemos da necessidade de preservar saberes, experiências e práticas tradicionais, que divulguem e estimulem o fortalecimento de identidades culturais e permitam a melhoria das condições de vida.

Ao longo de 2009, a equipe de pesquisadores continuará o trabalho iniciado em 2007, de aproximação com comunidade, sobretudo com alunos e professores do ensino fundamental de Oeiras e entorno, por meio de oficinas de educação patrimonial. A coordenadora do projeto acredita que não é suficiente apenas distribuir o material produzido, mas dialogar com os educadores sobre as potencialidades didáticas desses recursos no cotidiano das escolas e da comunidade.

Os pesquisadores defendem que elaborar material didático, como livros paradidáticos e vídeos educativos sobre o Piauí e suas histórias - o que a equipe realiza desde 2006, por meio do projeto Histórias do Piauí, disponível no site www.historiasdopiaui.com, contribui de forma incontestável para o conhecimento, divulgação e afirmação das identidades locais de grupos detentores de saberes e experiências; contribui para o conhecimento e reconhecimento da diversidade cultural brasileira e piauiense em particular. Os pesquisadores defendem ainda que a História do Piauí continue a ser escrita por brasileiros piauienses, que devem ser estimulados a prosseguirem com as suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, a exemplo do que já fazem muitos pesquisadores do Estado.

A professora Áurea Pinheiro, líder do grupo, argumenta que é preciso que se estude a história a partir do local onde se vive e nesse sentido nada mais pertinente que tomar como referência elementos da cultura material e imaterial que pulsa no cotidiano das ruas, praças, bairros - lugares de memória das comunidades.

Mais informações clique aqui.