Doutorado piauiense tem sua primeira defesa de tese

27/03/2009 17:51

O professor Antônio Augusto do Nascimento Machado Júnior apresentou hoje (27), às 15 horas, a primeira defesa de tese de doutorado no estado do Piauí feita por uma instituição de ensino superior local. A apresentação aconteceu no auditório do Núcleo de Pós-Graduação em Ciências Agrárias, no CCA com a presença do reitor da Universidade Federal do Piauí Luiz Júnior.

Com o tema ?Potencial Reprodutivo de Caprinos com Escroto Bipartido: Avaliação do Processo Espermatogênico em Animais criados no Estado do Piauí e no Brasil?, o trabalho acadêmico se propôs a confirmar de maneira morfológica uma superioridade reprodutiva presente em caprinos adaptados ao clima piauiense.

A banca examinadora foi composta pela Professora Doutora Maria Angélica Miglino, da USP, Professora Doutora Maria Acelina Martins de Carvalho, orientadora da tese, Professora Doutora Alana Lisléia de Sousa, da UEMA, Professor Doutor Antônio Chaves de Assis Neto, da UNESP e Professor Doutor Ney Rômulo de Oliveira Paula do CPCE/UFPI.

Segundo o professor Antônio Augusto, a UFPI consolida-se no cenário nacional como instituição que investe na área de pós-graduação. ?Atualmente, percebe-se que a Universidade Federal do Piauí vem se firmando a nível nacional como referência em formação de doutores, além de grande incentivadora de  trabalhos na área de pós-graduação?, afirma.

O reitor Luiz Júnior destaca o papel da UFPI como instituição que investe em todos os setores da educação. Durante o evento, ele anunciou ainda a implantação de novos laboratórios de pesquisa em células-tronco. ?Esse momento demostra que a UFPI investe cada vez mais em Ensino, Pesquisa e Extensão. Agora, buscaremos recursos para construção de laboratórios equipados para facilitar o desenvolvimento de pesquisas em células-tronco e projetar mais ainda a instituição na área de pós-graduação?, anuncia.

Pioneirismo

Antônio Augusto do Nascimento faz parte do Doutorado em Ciência Animal, que iniciou no ano de 2006 e conta ainda com 41 estudantes. Com a apresentação de sua tese, concluída em apenas três dos quatro anos necessários para a conclusão da pós-graduação, ele será o primeiro doutor formado no Piauí, demonstrando a excelência da UFPI na formação de profissionais mais qualificados para o mercado.

Coordenadoria de Comunicação Social