Doutorado piauiense tem sua primeira defesa de tese

26/03/2009 14:29

A Universidade Federal do Piauí demonstra seu pioneirismo na área da pós-graduação nesta sexta-feira (dia 27), quando acontece a defesa da primeira tese de um doutorado do Estado. A apresentação acontece às 15h, no auditório do Núcleo de Pós-Graduação em Ciências Agrárias, no CCA.

A tese é de autoria de Antônio Augusto do Nascimento Machado Júnior e tem como tema o ?Potencial Reprodutivo de Caprinos com Escroto Bipartido: Avaliação do Processo Espermatogênico em Animais criados no Estado do Piauí e no Brasil?. A tese vai permitir que produtores possam identificar o potencial de reprodução de seus animais a partir do fenótipo, ou seja, de suas características externas. ?Atualmente é preciso fazer a análise do desempenho no rebanho ou realizar outros tipos de exames mais aprofundados. Com essa pesquisa, qualquer produtor vai poder identificar o potencial de seu animal?, explicou o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Animais, Professor Assis Lima Costa.

Antônio Augusto do Nascimento faz parte do Doutorado em Ciências Animais, que iniciou no ano de 2006 e conta ainda com 41 estudantes. Com a apresentação de sua tese, antes dos quatro anos necessários para a conclusão da pós-graduação, ele será o primeiro doutor formado no Piauí, demonstrando a excelência da UFPI na formação de profissionais mais qualificados para o mercado.

A banca examinadora será formada pela Professora Doutora Maria Angélica Miglino, da USP, Professora Doutora Maria Celina Martins de Carvalho, orientadora da tese, Professora Doutora Alana Lisléia de Sousa, da UEMA, e Professor Doutor Antônio Chaves de Assis Neto, da UNESP.

Coordenadoria de Comunicação Social