Reitor recebe homenagem da Associação Farmacêutica

25/03/2009 12:56

Em reconhecimento à grande participação da Universidade Federal do Piauí nos significativos avanços na área farmacêutica do Estado, autoridades da área de Farmácia visitaram o Reitor da instituição, Prof. Dr. Luiz de Sousa dos Santos Júnior na manhã desta quarta-feira (dia 25). Na oportunidade, o Reitor foi convidado a participar das comemorações do aniversário de 49 anos da Associação Farmacêutica Piauiense, que acontecerá no dia 18 de abril. Na ocasião, ele será homenageado como uma das pessoas que mais contribuíram para o desenvolvimento da área farmacêutica no Piauí.

O reitor Luiz Júnior com os farmacêuticos Roberto Gomes, Ronaldo Costa, Tatiana Chaves,  Osvaldo Bonfim e o prefeito da UFPI Francisco Monteiro

Segundo o presidente da Associação e diretor da Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual de Saúde, Osvaldo Bonfim de Carvalho, nunca foi feito tanto pela área farmacêutica do Piauí em tão pouco tempo. ?O empenho da UFPI no desenvolvimento da nossa área vem sendo muito importante. Por isso, agradecemos em nome de todos os farmacêuticos do estado. Desde quando era professor e diretor de Centro, o reitor Luiz Junior tem lutado para desenvolver o curso de farmácia e hoje crescemos muito e temos muito que comemorar e agradecer?, declarou o presidente.

O reitor Luiz Júnior disse que se sente honrado com a homenagem e que tem um carinho especial pelo curso. ?Fui professor da primeira turma e sempre faço questão de promover o crescimento desses alunos, que são muito esforçados e inteligentes. Além dos grandes avanços conquistados, estamos trabalhando por muito mais. Por isso estamos investindo em pesquisas, na graduação e em breve na pós-graduação?, disse.

No encontro, também estiveram presentes a diretora da Vigilância Sanitária Estadual, Tatiana Chaves e o diretor do Laboratório Central do Estado, Ronaldo Costa.

Evolução
O curso de Bacharelado em Farmácia da UFPI é recente, tendo iniciado as suas atividades no ano de 1992. Até então, os profissionais que aqui exerciam as atividades farmacêuticas eram formados e oriundos de outros estados e ou regiões. Em 2001, o curso foi reconhecido pelo MEC.

Apesar de breve, o histórico do primeiro curso de Farmácia do Piauí é a representação do comprometimento tanto com o ensino e pesquisa, como também com a prestação de serviços de utilidade pública à sociedade. Dentre os principais avanços na área nos últimos anos estão:  um novo prédio para o curso, a criação de uma farmácia escola para atendimento ao público e a qualificação de servidores.

Coordenadoria de Comunicação Social