Procampo: Desenvolvimento nas áreas rurais do sul do Piauí

25/03/2009 11:04

Reunião de esforços para um salto na qualidade da educação no sul do estado. Assim pode ser definido o projeto Procampo. Idealizado pelo Ministério da Educação e executado pela Universidade Federal do Piauí em parceria com a prefeitura de Jaicós e o Governo do Estado, o projeto tem como objetivo licenciar em Ciências Naturais e Matemática, sessenta professores na região de Jaicós e adjacências. O processo seletivo será realizado pela Coordenadoria Permanente de Seleção (COPESE) e os interessados poderão fazer suas inscrições na secretaria da Prefeitura de Jaicós, a partir do dia seis de abril.

Para o reitor da UFPI, Luiz Júnior, essa é mais uma iniciativa que tem como objetivo maior a inclusão social através da educação. "Além do Ensino a Distância, esse projeto também tem como objetivo oferecer mais acesso a educação. Qualificando esses professores, nós também estamos garantindo mais qualidade de ensino das crianças e adolescentes que, num futuro, também terão acesso a universidade", diz Luiz Junior.

A graduação terá duração de quatro anos e é baseada na Formação em Alternância, que visa a transmitir conhecimento, capacitar professores de forma que, ao término da Licenciatura, o profissional da Educação estará apto a dar aulas para alunos do ensino médio e dos últimos anos do ensino fundamental, nas áreas abordadas.

?As ciências exatas são a principal fonte de renda para um país em desenvolvimento. São o princípio de uma cadeia econômica consistente?, explica o professor Angel Hidalgo, um dos coordenadores do projeto, ao destacar a importância da iniciativa para a região. O professor lembra ainda que para concorrer às vagas do curso é necessário que o docente interessado esteja em atividade nas redes públicas de ensino estadual ou municipal.

Uma estrutura de ensino será instalada na cidade de Jaicós para viabilizar o curso, que funcionará na modalidade presencial. No local funcionarão, além das salas de aulas, laboratórios de química, física e informática, montados e mantidos pela Universidade Federal do Piauí. As aulas serão ministradas por professores do Centro de Ciências da Natureza e do departamento de métodos e técnicas de ensino da UFPI. Os alunos receberão ainda uma ajuda de custo para auxiliar nas despesas com transporte, alimentação e estadia, em caso de necessidade.

?A intenção é dar as condições para que esses alunos possam freqüentar o curso e assim alcançar o nosso objetivo que é a expansão da oferta de informações básicas para as comunidades rurais onde existe carência no conhecimento de exatas? declara o Coordenador Geral do Procampo, professor Sidney Lima.

Mais informações no edital de seleção e nos telefones 3215-5835 e 3237-1584.

Coordenadoria de Comunicação Social