UFPI inaugura Núcleo de Telessaúde do Piauí

23/03/2009 17:57

A Universidade Federal do Piauí ? UFPI, através do Núcleo de Estudos em Saúde Pública ? NESP, inaugurou nesta segunda-feira (23), o Núcleo de Telessaúde do Piauí. Durante o evento, foi realizada uma videoconferência com a participação de representantes do Ministério da Saúde, órgãos estaduais de saúde, profissionais da área e entidades médicas.

Na videoconferência, os participantes discutiram o funcionamento do Projeto Nacional de Telessaúde, que tem como proposta a qualificação das equipes de Saúde da Família em todo país e o melhoramento do acesso da população ao SUS.

O projeto conta com a parceria da Secretaria Estadual de Saúde - SESAPI e Fundação Municipal de Saúde - FMS e visa diminuir os gastos no setor por meio da qualificação profissional, redução da quantidade de deslocamentos desnecessários de pacientes e aumento das atividades de prevenção de doenças.

Foram implantados 32 pontos que recebem toda a infraestrutura de informática e telecomunicação necessária para promover a integração e a valorização dos profissionais envolvidos em atividades de saúde.

De acordo com a gerente do NESP, Lis Marinho, o Núcleo de Telessaúde busca oferecer também suporte aos pacientes que moram em outras cidades do Piauí. ?Uma das funções é oferecer suporte para atenção básica, além de melhorar no diagnóstico e tratamento de pacientes que moram em outras regiões do Piauí sem precisar deslocá-los?, disse.

Segundo o representante da Secretária Estadual de Saúde, Eucário Monteiro, a implantação do Núcleo permitirá um maior apoio a pacientes e médicos no diagnóstico e tratamento de doenças. ?O Núcleo oferece um aparato técnico ao profissional e, consequentemente, o paciente não ficará desamparado. O projeto só trará benefícios ao Piauí?, afirma.

Coordenadoria de Comunicação Social