Aula inaugura novos cursos do CT

19/03/2009 11:01

Os estudantes e professores do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí têm motivos de sobra para comemorar o início do período letivo em 2009. A partir desse ano, o CT passa a contar com três novas graduações: Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica. A aula inaugural dos cursos aconteceu na manhã desta quinta (dia 19) e contou com uma palestra proferida pelo Professor Pós-Doutor José Alberto dos Reis Parise.

A mesa de abertura teve a presença da Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Guiomar Passos, que representou o reitor Luiz de Sousa Santos Júnior  do prefeito da UFPI, Francisco Alberto Monteiro, do diretor do CT, Pedro Wellington do Nascimento,e de demais representantes dos cursos do centro.

?A oferta dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica é resultado de uma necessidade concreta do mercado. Esperamos que o CT continue a formar profissionais que se destaquem dentro e fora do Piauí?, afirmou o Professor Doutor Pedro Wellington do Nascimento.

Com a abertura das novas graduações, o Centro de Tecnologia passa a receber 150 alunos a mais a cada semestre. ?Nos próximos anos, esperamos também que sejam contratados cerca de 60 novos professores através de concurso público. Isso é uma oxigenação de saber no CT?, afirmou o chefe de departamento de Engenharia Elétrica, Magnaldo Cardoso.

Novas perspectivas em Engenharia

Professor Pós-Doutor José Alberto dos Reis Parise

A palestra de José Alberto dos Reis abordou as novas perspectivas da área. ?É importante discutir o que vai acontecer daqui para frente com a engenharia - que deve ser vista como uma ferramenta de transformação do mundo e das pessoas?, disse. O Pós-Doutor também salientou o papel da engenharia no uso sustentável da energia e como instrumento de preservação do meio ambiente. "Precisamos refletir sobre qual o papel da engenheiro nesse contexto", destacou.

Como a palestra era voltada para os novos estudantes, José Alberto dos Reis ainda abordou novas metodologias e modalidades no ensino de engenharia.

Coordenadoria de Comunicação Social