Calouros são recepcionados com I Ação Social & Cidadania

18/03/2009 12:04

Apresentações musicais, exibições de vídeo, palestras e vacinas. Os novos alunos da Universidade Federal do Piauí tiveram uma calourada diferente na manhã desta quarta (dia 18). Ao invés da tradicional recepção, a UFPI resolveu inovar promovendo o I Ação Social & Cidadania. O evento reuniu ações de saúde e cidadania ao tempo em que divulgou programas e projetos sociais da instituição.

O reitor Luiz Júnior destacou que a UFPI sai na frente de outras universidades ao desenvolver uma calourada onde os estudantes não são recebidos com trotes, mas com atividades que o ajudam a conhecer e entender o local onde estudam. ?O mais importante dentro desse evento é mudar aquela impressão de que quando o estudante entra na universidade ele não conhece nada. Nesta quarta foram apresentados os principais projetos e programas que a UFPI oferece aos seus alunos?, afirmou.

A I Ação Social & Cidadania foi organizado através da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários e contou com a ajuda de vários setores da universidade, inclusive com o auxílio de alunos. ?Nós queremos que os novos estudantes se sintam parte da UFPI e que aproveitem para aprender sobre a importância de algumas ações, como a doação de sangue?, explicou a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Professora Nadir do Nascimento.

O estudante Wellington Castro teve sua primeira semana de aulas na UFPI e participou da calourada. Além de tirar suas dúvidas sobre alguns serviços prestados pela universidade, como os cursos de Extensão, o calouro do curso de Bacharelado em Física aproveitou para tomar vacina contra Hepatite B. ?Eu estava com medo de ter algum trote aqui e quase desisti de vir. É bom ser recepcionado de outra maneira?, disse aliviado.

O I Ação Social e Cidadania continua nesta quinta (dia 18) com o projeto ?Saudações ? Bem Vindos à UFPI?, onde os calouros farão um tour no campus Ministro Petrônio Portela e depois participarão de uma festa no Espaço Cultural Noé Mendes com as bandas Rosa Xote, Eucapiau e Nosso Samba. O projeto é promovido pelo Diretório Central do Estudantes (DCE) e conta com o apoio da Administração Superior e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários.

Coordenadoria de Comunicação Social