IV FORTEC acontece nesse sábado (14) no auditório do CT

13/03/2009 16:26

A Universidade Federal do Piauí vai sediar neste sábado (dia 13) o IV Encontro do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia da Região Nordeste ? FORTEC-NE. O evento acontece no auditório do Centro de Tecnologia, a partir das 8h30.
Criado há dois anos, o FORTEC (Fórum Nacional de Gestores e Transferência de Tecnologia) reúne gestores dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) de todo o País para discutir as inovações e a transferência de tecnologia nas universidades e instituições de pesquisa. Antes de cada FORTEC, no entanto, os NITs de cada região do Brasil fazem uma reunião preparatória.

Um dos destaques do FORTEC -NE é a presença do Professor Antônio Ibañes Ruiz, secretário adjunto do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e ex-reitor da UNB, que realizará uma palestra com o tema ?O Papel dos NITs em relação às Fundações de Apoio das Instituições da Ciência e Tecnologia (ICT)?, incluindo o gerenciamento de bolsas de estudo para os pesquisadores e condições de apoio oferecidas. Participaram do encontro deste sábado na UFPI representantes de todos os estados nordestinos, além de representantes do Espírito Santos.

Coordenadora do FORTEC -NE e do Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Piauí (Nintec), a Professora Maria Rita afirma que o principal objetivo do Fórum deste sábado é o de fazer um balanço geral das atividades e produções dos Núcleos de Inovação Tecnológica de todos os estados do Nordeste e discutir os avanços e problemáticas referentes a estes. ?O FORTEC do Nordeste é como um preparatório para o Fórum Nacional. Vamos nos planejar para saber quais temas regionais dos núcleos serão levados para a pauta nacional?, afirma.

O Fórum Nacional de Gestores e Transferência de Tecnologia ? FORTEC - acontece nos dias 27, 28 e 29 de abril, na cidade de Campinas, São Paulo. Representantes dos NITs de todo o Brasil participarão do evento, que vai contar com palestras, plenária e mesa-redonda.

Coordenadoria de Comunicação Social