Piauí sedia 4ª Oficina/Treinamento da Rede NIT-NE

13/03/2009 08:38

A 4ª Oficina/Treinamento da Rede NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica) do Nordeste iniciou nesta quarta (dia 11). Realizada na sala de vídeo conferência da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Piauí, a oficina visa a discutir a Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia sobre o crivo do tema Negociação, Comercialização e Contratos.

A abertura da oficina foi feita pela coordenadora da rede NIT-NE, Professora Cristina Quintella da UFBA, pela coordenadora do NINTEC, Professora Maria Rita Chaves, e pelo Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Professor Saulo Brandão.

?Nós já debatemos muito sobre o tema e agora vamos partir para a análise de exemplos práticos que ajudem a melhorar o trabalho feito pela rede NIT-NE. Titularidade, cotitularidade, como proteger a tecnologia em uma empresa, entre outros temas farão partes das oficinas a serem realizadas?, explicou a Professora Maria Rita.

Lei da Inovação e uso compartilhado de laboratório foi a primeira oficina/palestra desta quarta. Discutiu-se sobre a lei que regulamenta a Propriedade Intelectual dentro das IES e que determina a titularidade da instituição sobre a tecnologia produzida.

A Professora Cristina Quintella explica que nos últimos anos a rede NIT-NE avançou bastante no rumo do patenteamento de pesquisa. A UFPI, por exemplo, não possuía pesquisas a serem patenteadas, e só no último ano tem cinco em andamento. ?Esse treinamento existe justamente para melhorar a negociação da produção acadêmica juntamente às empresas?, disse. ?O objetivo desse repasse de tecnologia nem sempre é financeiro, também busca a atingir ações sociais que beneficiem a sociedade?

A 4ª Oficina/Treinamento da Rede NIT segue até a sexta-feira (dia 16) e conta com uma programação entre as 8h30 e 18h30.

IV FORTEC-NE

A UFPI recebe no próximo sábado (dia 15) o IV Encontro do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia da Região Nordeste ? FORTEC ? NE. O evento acontece no auditório do Centro de Tecnologia e é coordenado pela professora Maria Rita, responsável pelo NINTEC.

O professor Antônio Ibañes Ruiz, secretário executivo adjunto do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e ex-reitor da UNB, realizará uma palestra sobre a relação entre os NITs e as fundações de apoio das Instituições de Ensino Superior, incluindo temas como a gerência e gestão dos projetos.

Coordenadoria de Comunicação Social