Mestrado em Matemática é inaugurado nesta terça (dia 10)

10/03/2009 12:00

Ainda na década de 70, quando o curso de graduação em Matemática era recente na Universidade Federal do Piauí (UFPI), o sonho de um grupo de professores era formar graduados que se especializassem na área e alguns anos depois possibilitassem a abertura de um Mestrado. Esta terça (dia 10), o sonho se tornou realidade. No auditório do Professor Afonso Sena (CCN), aconteceu a aula inaugural do Mestrado em Matemática da UFPI. Entre os participantes, alguns dos professores que anos atrás vislumbravam a pós-graduação.

A aula inaugural do Mestrado contou com a participação do reitor Luiz Santos Júnior, do vice-reitor Edwar Castelo Branco, da pró-reitora de Ensino de Graduação, Guiomar Passos, do pró-reitor de Ensino e Pós-Graduação, professor Saulo Brandão, do coordenador do Mestrado em Matemática, professor João Xavier da Cruz Neto, entre outros nomes.

?Esse é um momento de agradecimentos. Há tempos tentávamos abrir esse mestrado, o que só foi possível com a gestão do reitor Luiz Júnior, que nos incentivou e disponibilizou os recursos necessários?, disse o professor João Xavier da Cruz Neto em seu discurso de abertura.

A primeira turma do Mestrado em Matemática vai ser composta por 10 alunos. Um deles é Francisco Gilberto, de 29 anos. Tido como exemplo pelos professores em virtude de sua perseverança em passar no processo seletivo, o mestrando não escondia sua felicidade na manhã desta terça. ?Na primeira avaliação que fiz para o mestrado eu me dei muito mal. Pensei em desistir, em voltar para minha cidade natal: Oeiras. Mas resolvi continuar, mesmo sabendo que disputava com outros 149 graduados. Minhas notas melhoraram gradativamente e eu, felizmente, estou aqui hoje?, contou.

Depois dos discursos dos professores, os estudantes e demais participantes da aula assistiram a uma palestra proferida pelo professor doutor Marcelo Viana do IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada), representante da CAPES na área de Matemática.

A solenidade ainda contou com o descerramento da placa comemorativa e a visita às instalações do Mestrado, em frente ao prédio da pós-graduação.

Coordenadoria de Comunicação Social