UFPI reúne gestores para discutir avaliação externa

06/03/2009 08:58

Na sexta (dia 6), o reitor Luiz Santos Júnior reuniu-se com a equipe de Administração Superior, diretores de Centro e dos campi do interior, além dos coordenadores de cursos de graduação, para salientar a importância da visita da comissão de avaliação externa designada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A comissão, composta de três avaliadores, ficará em Teresina, entre os dias 10 e 14 de março, para avaliar aspectos da UFPI que vão do corpo social (docentes, discentes e servidores técnico-administrativos), passando pela infra-estrutura e chegando ao projeto pedagógico da instituição. Durante os cinco dias, a UFPI disponibilizará documentos que mostrem a comissão externa o cumprimento das metas assumidas pela instituição no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

A avaliação externa é uma ação do MEC (Ministério da Educação) a nível nacional e existe desde o ano de 2007. Antes, uma comissão avaliava os cursos e observava a universidade como um todo, sem ponderar acerca das particularidades referentes a cada de seus setores.

Reitor Luiz Júnior pediu o envolvimento de todos os gestores durante a avaliação

Na reunião de hoje, o reitor Luiz Júnior pediu a união dos gestores da universidade para receber a comissão. ?A comissão vai visitar todos os setores da universidade, por isso precisamos mostrar como a UFPI funciona, nossos objetivos, o que fazemos e almejamos fazer pelo desenvolvimento do Estado?, afirmou.

De acordo com a professora Maria do Carmo Batista, membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA), a comissão terá como referências os padrões de qualidade para educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e no relatório das auto-avaliações. ?Os resultados desta avaliação serão determinantes para o recadastramento da UFPI junto ao Ministério da Educação?, explica a professora.

Administração Superior, diretores de Centro e coordenadores de graduação participaram da  reunião

A avaliação institucional é uma das três dimensões do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que compreende ainda a de cursos e a de estudantes, o Enade. O Inep espera, até junho, apresentar os primeiros resultados do Sinaes. ?É nossa meta reunir um conjunto significativo de instituições que tenham concluído a avaliação de cursos (renovação de reconhecimento) e que também já tenham passado por avaliação externa e auto-avaliação institucional?, conclui a diretora de Avaliação da Educação Superior, Iguatemy Lucena.

Coordenadoria de Comunicação Social