UFPI ganha destaque com Bolsa de Produtividade em Pesquisa

03/03/2009 16:22

A Universidade Federal do Piauí mais uma vez sai na frente na área da pesquisa. Em 2009, além da ampliação no número de pesquisadores bolsistas do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tenológico) na modalidade ?Produtividade em Pesquisa?,  a Professora Drª Maria Acelina Martins de Carvalho, ex pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, foi a única pesquisadora da instituição contemplada com bolsa na categoria 1 no CNPq.

Até o ano passado, apenas a Professora Drª Conceição Lage, se enquadrava nessa categoria, que é concedida em função da produção, participação na formação de recursos humanos e sua contribuição para a área em que trabalha.

A bolsa de produtividade em pesquisa é concedida com o objetivo de distinguir o pesquisador, valorizando sua produção científica, segundo critérios normativos e específicos, estabelecidos pelo CNPq, estabelecidos pelos Comitês de Assessoramento ? CAs do CNPq.

Para a Professora Acelina, a classificação e o enquadramento de sua bolsa no CNPq representam uma grande conquista, não só pessoal, mas também institucional. ?Com essa bolsa, podemos participar de projetos em grandes programas, como por exemplo, o PRONEX (Programa de Núcleos de Excelência), o que se configura como um instrumento de estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico dentro da UFPI.?, afirma Acelina.

Ela também destaca a relevância de uma mensalidade referente à bolsa de produtividade e de um adicional de bancada. ?Essa bolsa e o adicional são de fundamental importância para despesas em gerais, como equipamentos e medicamentos, relacionadas ao projeto de pesquisa, o que facilita o desenvolvimento das nossas atividades de pesquisa dentro da Universidade?, explica a professora.

Coordenadoria de Comunicação Social