Mestrado em Matemática realiza Aula Inaugural

03/03/2009 11:13

A coordenação de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizará no dia 10 de março, a partir das 08h30, a aula inaugural do Mestrado.

O descerramento da placa comemorativa e a visita às instalações acontecerão às 8h30, em frente ao prédio da Pós-Graduação. O cerimonial de abertura é às 09 horas e a aula inaugural, proferida pelo professor doutor Marcelo Viana (IMPA), representante da CAPES na área de Matemática, acontece às 10h, no auditório Professor Afonso Sena (CCN).

O título da palestra será ?f(x) = x?. A resolução de equações (encontrar o "valor de x") é um dos problemas mais básicos e antigos da Matemática, motivado desde muito cedo por problemas concretos da vida diária. Vamos utilizar este problema como fio condutor de uma digressão através da Matemática ? da Aritmética aos Sistemas Dinâmicos, passando pela Análise Numérica ? e através da História ? da Antiguidade aos dias de hoje.

Mais informações no telefone: 3215-5835

Coordenadoria de Comunicação Social