A Universidade Federal do Piauí e sua nova história

02/03/2009 09:29

Nos últimos quatro anos a Universidade Federal do Piauí (UFPI) vem passando por um processo de transformação no modo de ser e de operar, mudando consideravelmente suas relações com a comunidade acadêmica, sobretudo com a sociedade piauiense.  Em 2005 iniciou seu processo de expansão, alargando seus horizontes para oferecer educação superior a uma parcela da população piauiense que estava alijada desse direito constitucional.  Inicialmente, o processo de expansão traz consigo a concretização da esperança que muitos jovens, adolescentes e adultos dos rincões do Piauí, que era conquistar um diploma de nível superior.  Traz igualmente a perspectiva de mudança da mentalidade do povo piauiense que agora acredita ser possível sair dos anos de atraso econômico-histórico-cultural em que se encontrava o Estado.  Hoje, a UFPI é uma realidade em regiões importantes do território piauiense contando com sete novos cursos, respectivamente em Picos e Parnaíba e a abertura de um campus com cinco novos cursos em Bom Jesus!

Luiz Júnior "A UFPI é uma realidade em regiões importantes do território piauiense"

O ano de 2007 se destaca no cenário das reformas que a Instituição vem realizando e, objetivando intensificá-las e torná-las cada vez mais visíveis, o Conselho Universitário, sabiamente aprovou o Plano de Reestruturação e Expansão (REUNI) da Universidade Federal do Piauí, definindo no seu bojo, além de sete novos cursos para o Campus ?Ministro Petrônio Portella?, de Teresina, a expansão para o Campus Amílcar Ferreira Sobral, de Floriano, com quatro novos cursos.

As transformações que a Universidade Federal do Piauí almeja e vem realizando são muitas e em todos os níveis de sua atuação acadêmico-administrativa.  Exemplos importantes são a requalificação, reestruturação e expansão do Hospital Universitário (HU) e a criação do Centro de Educação a Distância (CEAD), que oferece ensino superior a distância por meio de oito cursos credenciados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), em 15 pólos do Estado do Piauí.  São, portanto, mais de três décadas de uma história que precisava realmente ser revisitada, recriada e é, fato, isso vem ocorrendo, seja por meio da revisão de diversas resoluções normativas internas que estavam historicamente desatualizadas seja por intermédio da aprovação de outras tantas necessárias e urgentes à concretização do projeto de reestruturação e reforma, bem como das várias mudanças que vem ocorrendo, tanto na Capital quanto no Interior do Piauí.

Esse espírito de mudanças nos levou a conhecer fatos históricos que fecundaram a criação da Universidade Federal do Piauí, esta jovem e promissora Instituição de Educação Superior (IES), dentre os quais a junção de algumas faculdades isoladas até então existentes no Piauí: Faculdade de Direito do Piauí, Faculdade de Medicina, Faculdade Católica de Filosofia do Piauí, Faculdade de Enfermagem e Odontologia do Piauí, de Teresina, e Faculdade de Administração do Piauí, de Parnaíba.

No levantamento de informações feito em documentos histórico-oficiais pode-se constatar que a Universidade Federal do Piauí foi instituída sob a forma de Fundação, por meio da Lei Federal Nº 5.528, de 12 de novembro de 1968, publicada no Diário Oficial da União somente em 18 de junho de 1969, isto é, sete meses e seis dias após sua instituição em âmbito federal.  Posteriormente foi regulamentada por intermédio do Decreto-Lei Federal Nº 656, de 27 de junho de 1969, por sua vez, publicado no Diário Oficial da União no dia 30 de junho do mesmo ano.  Também teve sua instituição publicada no Diário Oficial do Estado do Piauí Nº 209, em 22 de dezembro de 1969.

Assim sendo, foram criadas as exigências legais para que fossem buscadas as condições objetivas para a implantação da Universidade Federal do Piauí, cuja data efetiva de sua instalação ocorreu no dia 1º de março de 1971, no Salão de Festas da Sociedade Civil Clube dos Diários, em Teresina, Piauí, em solenidade pública dirigida pelo então Diretor da Faculdade de Direito do Piauí, Professor Robert Wall de Carvalho, investido naquele ato histórico-político de Reitor Pro Tempore e, presidida pelo então Governador do Estado do Piauí, João Clímaco D?Almeida.  A partir de então começaram, de fato, as atividades acadêmico-administrativas de uma Instituição de Educação Superior da maior significância para o desenvolvimento social, econômico, político e cultural do Estado do Piauí.

Neste 1º de março de 2009 a Universidade Federal do Piauí completa 38 anos de existência e de relevantes serviços educacionais prestados à sociedade piauiense merecendo justa homenagem de seus dirigentes, docentes, discentes e servidores técnico-administrativos e do provo do Piauí.

Parabéns UFPI!!!
______________________________________________________________________

Prof. Dr. Antonio José Gomes -  Professor do Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE) do Centro de Ciências da Educação ?Prof. Mariano da Silva Neto? (CCE) e Coordenador de Apoio e Assessoramento Pedagógico da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG)/UFPI.

Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior - Professor do Departamento de Química do Centro de Ciências da Natureza (CCN) e Reitor da Universidade Federal do Piauí.