Conselho Nacional de Justiça assina convênio com a UFPI

27/02/2009 09:30

A advocacia voluntária tem sido uma das saídas sugeridas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para driblar a morosidade da justiça. Na manhã de quinta (dia 26), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, veio a Teresina fazer uma palestra sobre o assunto e assinar com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e outras faculdades um convênio para criar o primeiro Núcleo de Advocacia Voluntária do Estado.

A cerimônia aconteceu no auditório da Novafapi e contou com a presença do reitor Luiz Júnior, do presidente da Assembléia Legislativa, Themistocles Sampaio, do desembargador Edvaldo Moura, do presidente da OAB-PI, Norberto Campelo, e grandes nomes do judiciário piauiense.

Reitor Luiz Júnior, deputado Themistocles Sampaio e ministro Gilmar Mendes

O Núcleo de Advocacia Voluntária vai funcionar com o apoio de advogados e  estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e  de faculdades particulares de Teresina.

?A Defensoria Pública não tem como responder às múltiplas demandas, por isso a população carente fica sem alternativas de acesso à justiça. A advocacia voluntária entra nesse ponto?, proferiu o ministro Gilmar Mendes. ?Queria, desde já, agradecer às universidades e aos estudantes que estão se engajando nessa causa. O Piauí tem a chance de fazer justiça social através da assistência social jurídica?, finalizou.

Coordenadoria de Comunicação