Assessoria Internacional promove a UFPI no exterior

26/02/2009 16:20

Uma das diretrizes da Universidade Federal do Piauí para os próximos anos é estreitar suas relações com instituições e agências de cooperação financeira, técnica e cientifica do exterior. Para tanto, desde janeiro, a Administração Superior implantou uma assessoria exclusiva para tratar de assuntos internacionais da universidade.

"A UFPI tem crescido em todos os setores e agora, um dos nossos objetivos é torna-la cada vez mais competitiva, inclusive fora do país. Para isso, a Assessoria para Assuntos Internacionais tem a competência de estreitar esses laços de cooperação, garantindo que a UFPI esteja inserida cada vez mais nesse novo modelo de educação", explica o reitor UFPI, Luiz Junior.

A Assessoria para Assuntos Internacionais, que tem a frente a professora Érica Rodrigues, é vinculada à Reitoria e tem a finalidade de promover o intercâmbio da UFPI com instituições do exterior. Além disso, é atribuição da Assessoria manter permanente contato com órgãos e entidades internacionais para capitação de informações sobre as possibilidades de cooperação.

De acordo com a professora Érica Rodrigues, desde que assumiu o cargo ela vem trabalhando na divulgação e expansão dos  acordos já vigentes na Universidade. ?Hoje, são sete acordos internacionais vigentes com instituições do exterior. A idéia é ampliar esse número e, consequentemente, o número de alunos interessados em participar de intercâmbio educacional?, explica.

Outra meta da Assessoria para Assuntos Internacionais é dar à página da UFPI na internet outras opções de idiomas. ?As informações institucionais sobre cursos, programas, pesquisas e serviços oferecidos pela Universidade devam estar em, no mínimo, três idiomas?, relata Érica Rodrigues. Segundo ela, o site trílingue facilitará a busca de informações sobre a UFPI por pessoas que estão do exterior.

A Assessoria para Assuntos Internacionais da UFPI em breve funcionará em uma sala na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC). Mais informações podem ser obtidas através do e-mail assuntosinternacionais@ufpi.br.

Coordenadoria de Comunicação Social