Estudantes da REU I são aprovados em pós-graduação

03/03/2009 12:16

A Universidade Federal do Piauí através da Pró-reitoria de Assistência Estudantil e Comunitária comemora a aprovação de seis moradores da residência universitária de Teresina em cursos de mestrado e uma em doutorado. Cinco estudantes foram aprovados em programas de mestrado da própria instituição e um para o mestrado em física da Universidade de São Paulo. No doutorado, a aprovação foi no curso de biotecnologia do Programa de Pós-Graduação da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renobio).

Cíntia Clementino, moradora da REU I passou para o doutorado

?Os números traduzem a importância do programa e a que ele se propõe. É um programa que vai alem da política de inclusão social e permanecia e que se propõe oferecer condições para que o aluno tenha uma formação profissional de qualidade garantido a eles condições de concorrer em um mercado cada vez mais exigente?, disse o reitor Luiz Júnior.

As condições estruturais oferecidas pela Residência Universitária foi um dos incentivos encontrado pela estudante Cíntia Clementino para se dedicar à vida acadêmica. ?Durante a graduação e mestrado a UFPI amparou-me através da Residência Universitária oferecendo todas as condições necessárias para que eu pudesse crescer cientificamente?, declara Cíntia que foi aprovada no Doutorado da Renobio. Segundo ela, o convívio com os outros moradores e a vitórias deles na pós-graduação é outro incentivo para aqueles que moram na residência universitária. ?A Residência Universitária não é apenas um benefício oferecido pela UFPI para acolher os alunos carentes, é sim uma escola que nos ensina a caminhar com os nossos próprios pés. É uma família", conclui.

A residência universitária da UFPI é um dos Programas de assistência estudantil da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários que compõem a atual política de inclusão social e permanecia dos alunos de graduação da Universidade Federal do Piauí. Atualmente a UFPI mantêm três residências universitárias - duas em Teresina e uma em Parnaíba ? que beneficia 119 alunos. O Programa oferece uma rede de serviços que inclui além da moradia, alimentação integral e apoio social e psicológico. ?Hoje os estudantes da REU I contam com dois laboratórios de informática com 10 computadores cada e com acesso 24 horas ao portal da capes. Isso é um diferencial que facilita o êxito desses alunos na pós-graduação?, diz a Pró-reitora de Assuntos Comunitários Nadir Nascimento.

CoordCom.