Cursos avançados visam o desenvolvimento biotecnológico

18/02/2009 14:40

A Universidade Federal do Piauí e a Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio) promoverão, no mês de março, dois cursos de Biologia Molecular no Piauí, no Laboratório de Sanidade Animal da Universidade Federal do Piauí, utilizando equipamentos do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella.

Sob a coordenação dos professores doutores Carlos Henrique Nery Costa e Maria do Socorro Pires e Cruz, os cursos pertencem à grade curricular do doutorado em Biotecnologia, mas estarão abertos a alunos de outros cursos de pós-graduação e professores da UFPI, bem como para alunos dos países africanos de língua portuguesa.

O primeiro curso, Biologia Molecular Aplicada à Saúde, acontecerá entre os dias 9 a 13 de março e será ministrado pelo professor Paulo Ribolla e pela professora Débora Colombi, doutores da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Botucatu (SP).

Ministrado por pesquisadores do Instituto de Higiene e Medicina Tropical e Centro de Malária e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, bem como do Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto, o curso Avanços em Biologia Celular e Molecular, acontecerá no período de 16 a 25 de março. Na equipe de professores, estão os doutores Henrique Silveira, Gabriela Santos-Gomes, Ana Tomás, Fátima Nogueira, Nuno Rolão e Claudia Marques.

Os cursos disporão de 24 vagas, sendo 15 vagas reservadas para alunos da Renorbio, cinco vagas para alunos da UFPI e quatro para os estudantes oriundos de países africanos.

Conheça abaixo os tópicos que serão abordados durante os cursos:

1º curso - Biologia Molecular Aplicada à Saúde

A disciplina, optativa na Renorbio, com caráter introdutório às bases teóricas e técnicas aplicadas ao uso da biologia molecular na área da saúde, apresenta a seguinte ementa: Histórico. Técnicas Básicas de Biologia Molecular. DNA Recombinante. Marcação de DNA. Vetores de Expressão. Enzimas de Restrição.Transformação Bacteriana. Construção de Vetores e Bibliotecas. Técnicas de Análise de DNA e RNA. Transgênicos. Gene Targeting. Aplicações da Tecnologia do DNA Recombinante.

2º curso - Avanços em Biologia Celular e Molecular

Terá forte ênfase prática. Além das práticas, serão abordados os seguintes tópicos: Introdução à biologia molecular, manipulação de ácidos nucléicos, genotipagem, introdução à imunidade celular, marcadores fenotípicos leucocitários, citometria de fluxo, vacinas, penetração e sobrevivência de Leishmania e T. cruzi nas células hospedeiras e transformação genética de parasitas.

Coordenadoria de Comunicação Social