Copese divulga Obras Literárias para o PSIU 2009

17/02/2009 10:10

A Coordenadoria Permanente de Seleção ? COPESE publicou hoje a lista das obras literárias que serão exigidas no PSIU 2009. Para cada série do Ensino Médio está sendo recomendada a leitura de uma obra da Literatura de Língua Portuguesa, outra da Literatura Piauiense e duas obras da Literatura Brasileira, sendo um romance e uma poesia.

Considerando os atuais esforços de integração dos países lusófonos, foi incluído um autor moçambicano contemporâneo ? Mia Couto com sua obra "Terra Sonâmbula". Outra novidade é a inclusão do poeta popular cearense Patativa do Assaré com sua obra "Cante lá que eu canto cá" contemplando o regionalismo nordestino. Os escritores piauienses Fontes Ibiapina, Mário Faustino e Assis Brasil também constam na lista.

As obras literárias escolhidas foram sugeridas pelas escolas públicas e privadas de Ensino Médio do Piauí no período de julho a outubro de 2008 através de cartas ou e-mail para a COPEVE. A partir de então, um grupo de professores de Língua Portuguesa e Literatura da UFPI fez o trabalho de triagem considerando o conteúdo, o número de indicações, a pertinência, a importância contextual e histórica e a adequação à série do Ensino Médio. Veja aqui a lista completa.

CoordCom.