UFPI abre espaço a estudantes de escolas públicas

13/02/2009 15:01

A Universidade Federal do Piauí é reconhecida como uma instituição que investe em conhecimento, através do tripé ensino pesquisa e extensão. Dessa vez, a IES proporciona a estudantes secundaristas a oportunidade do primeiro contato com a iniciação científica através da premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (OBMEP).

Os estudantes se submetem a duas etapas de provas e aqueles que obtiverem as melhores notas, além de ganharem medalha de ouro, recebem, durante um ano, uma bolsa no valor de R$ 100 e participam do Projeto de Iniciação Científica Jr. com professores da Universidade Federal do Piauí.

No ano de 2008, o aluno que ganhou o primeiro lugar foi o estudante Naylson Mendes de Teresina. Além de ganhar a medalha, o estudante receberá uma bolsa de R$100 durante um ano e participará de um projeto de iniciação científica promovido pela UFPI juntamente com outros alunos já premiados. Em abril, Naylson irá a Brasília participar da solenidade de entrega das medalhas acompanhado do coordenador regional da Olimpíada.

Todos os anos, alunos de escolas públicas de todo o Brasil tem a oportunidade de testar seus conhecimentos ao participar da OBMEP. A iniciativa, que premia alunos, professores e escolas públicas é uma promoção do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Ministério da Educação.

Em 2008, a olimpíada esteve em sua quarta edição e contou com cerca 18 milhões de alunos inscritos em todo o país. No Piauí foram cerca de 370 mil alunos oriundos de 1534 escolas inscritas.

O coordenador regional da OBMEP e professor da UFPI, João Xavier da Cruz Neto ressalta a importância de uma olimpíada como essa: ?A olimpíada além de estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos contribui para a integração dessas escolas com as universidades públicas e com os institutos de pesquisa e servem como uma chance de melhoria de vida através do estudo?. Ele também destaca que o objetivo da olimpíada é, acima de tudo, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.

A OBMEP é dirigida aos alunos do ensino fundamental e médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas. A olimpíada acontece em três níveis: o primeiro no qual concorrem alunos de 5ª e 6ª séries, o segundo com estudantes de 7ª e 8ª séries e o terceiro nível, dedicado aos alunos de ensino médio.

Coordenadoria de Comunicação