UFPI terá laboratórios semelhantes aos da NASA

13/02/2009 11:56

Yhang Ricardo Sipaúba, que ficou entre os 20 primeiros classificados no vestibular 2008 da Universidade Federal do Piauí (UFPI), terá a oportunidade de, junto com seus 49 colegas aprovados para Bacharelado em Engenharia Elétrica, estudar em laboratórios semelhantes aos da NASA, da Nissan e da Toyota.

?Traremos para a UFPI laboratórios iguais aos que são aplicados na NASA, na Nissan e na Toyota. O fabricante nos mandou as informações e listou os clientes dele. Teremos o que há de mais moderno nessa área do conhecimento?, informou Magnaldo de Sá Cardoso, coordenador do curso de Engenharia Elétrica a UFPI, uma das seis novas graduações inauguradas este ano pela instituição, em Teresina.

De acordo com o coordenador, o prédio onde vão funcionar as instalações do curso ainda não está pronto, mas isso não deverá prejudicar as aulas. Segundo ele, o curso já tem asseguradas, através do projeto Reune, todas as verbas ligadas à infraestrutura, construção civil, contratação de professores e compra de equipamentos de laboratórios.

?Nesse primeiro momento o aluno necessita mais das disciplinas teóricas, e a universidade já dispõe da estrutura necessária?, disse ao Acessepiauí.

Carência de profissionais ? Os alunos do novo curso da UFPI deverão ser absorvidos facilmente pelo mercado do Piauí, de acordo com o coordenador do Bacharelado. O estado ainda tem carência de pessoas com essa qualificação, fazendo com que empresas como a Cepisa tenham de buscar empregados em outros locais.

?Só para você ter ideia, a Cepisa acabou de contratar 6 profissionais vindos de outras praças, porque nós não temos aqui. Abrimos 3 vagas para Engenheiro Eletrotécnico e apareceram zero concorrentes. Abrimos para doutor, não apareceu ninguém; abrimos para mestre, não apareceu ninguém. Não existem, atualmente, engenheiros eletricistas disponíveis no mercado local?, ressaltou Magnaldo de Sá.

Leque de atuação ? O coordenador explicou que é vasto o leque de atuação do Engenheiro Eletrotécnico. Entre os locais que podem trabalhar no Piauí estão a Cepisa ou para empresas ligadas ao ramo da construção.

?Na Cepisa ele pode trabalhar em várias áreas, como de projetos, linhas de transmissão, redes de distribuição e subestações. Pode ainda trabalhar num setor que está muito carente em Teresina, que é na área de manutenção e de planejamento de demanda da cidade?, falou.

?Ele pode ser empresário, porque pode fazer projetos de edifícios, residências, pode trabalhar com linha rural, com subestações aéreas, subestações abrigadas?, completou Magnaldo de Sá, acrescentando que o profissional pode ainda ser professor em sua área.

Fonte: Texto publicado originalmente em http://www.acesse